06/05/2013

Edisca apresenta novo espetáculo no Theatro José de Alencar


A educação é, desde o princípio da civilização, o mais importante atributo de um povo. Para os gregos antigos, o conceito de educação alcança o estatuto de questão filosófica - a finalidade de educar -, e consequentemente transforma-se em uma questão de método: como educar. Esse processo de educação se chamava Paideia, que dá nome ao novo espetáculo do Grupo de Dança Edisca, que será apresentado de 9 a 12 de maio, no Theatro José de Alencar. Com 162 bailarinos, de 8 a 21 anos, Paideia promete emocionar o público durante os 40 minutos de um espetáculo de dança, cores e sons.

O espetáculo Paideia é resultado da pedagogia da Edisca. A partir de uma temática a ser descoberta e trabalhada, os educandos iniciam, com o apoio de artistas e educadores, uma série de estudos e experimentos visando à construção de um espetáculo. Encontros de leitura, discussão e planejamento sobre o tema, associado às oficinas de coreografia, teatro, vídeo, figurino, maquiagem, iluminação e produção artística são oferecidas com a finalidade de que equipes se formem, de acordo com suas afinidades e vocações, e criem cada parte do espetáculo.

“A Edisca, desde a sua criação, percebe a potência pedagógica que a arte constitui. Oferecendo por meio dos processos de fruição, aprendizagem de conceitos e técnicas, criação e composição artísticas uma educação dos sentidos. Esses níveis de interação com a arte estimulam o educando a transportar para as questões da escola formal e da vida cotidiana os métodos para compreender, imaginar e construir conhecimentos e novas realidades”, explica a diretora geral do espetáculo e presidente da Edisca, Dora Andrade.

Em visita à Edisca, o pedagogo mineiro Antonio Carlos Gomes da Costa, um dos redatores do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), identificou o conceito da Paideia grega e do construtivismo freiriano. Na visão de Antônio, as quatros dimensões antológicas do ser – a razão, a emoção, o corpo e o espírito – estariam sendo contempladas e desenvolvidas pelo que chamava carinhosamente de Paideia Edisquiana. Além disso, os conceitos do construtivismo de Paulo Freire estariam presentes quando observava o processo do “aprender fazendo” e do “fazer aprendendo” durante os ensaios e montagens do espetáculo. O espetáculo Paideia foi então criado como forma de homenagear Antonio Carlos, um dos grandes humanistas que o Brasil já teve.

Sobre o espetáculo
O espetáculo de dança, Paideia, tem inspiração na cultura grega antiga no que concerne ao conceito filosófico da educação: do corpo, do intelecto, da emoção e do espírito. É uma metáfora em ato – ação e representação. É metalinguagem – dança como narrativa de si própria, antevendo o processo educativo intrínseco que sustenta os corpos em movimento e expressão. É criação de um Ethos – a cultura dos povos que aprenderam a transcender através da dança. É a estética sensibilizando e construindo um corpo ético, corpo esse que reintegra a razão ao coração.

Serviço
Espetáculo Paideia – A criação das Crianças
Local: Theatro José de Alencar
Data: de 9 a 12 de maio (Dia 09, às 20h; dias 11 e 12, às 18h e 20h)
Classificação: Livre
* Entrada R$ 20 inteira e R$ 10 meia.

Com informações da assessoria de imprensa do espetáculo


Boa Notícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário