O rei Harald V da Noruega concretizou um sonho antigo, ao passar quatro dias com a comunidade indígena yanomami de Watoriki, a 150 quilômetros de Boa Vista, no estado brasileiro de Roraima. Durante a visita, o monarca dormiu numa rede, comeu caça com beiju, ouviu histórias antigas e contactou de perto com a forma como a tribo cultiva as suas roças e se relaciona com a floresta.
Segundo informações veiculadas pelo Instituto Socioambiental (ISA), os yanomami aproveitaram para dar a conhecer as suas preocupações com a ambição dos brancos pelos minérios que estão no subsolo e que resulta na invasão e degradação da floresta pelo garimpo ilegal. Também manifestaram receio em relação ao projeto de legalização da mineração em Terras Indígenas que está em análise no Congresso Nacional.
A deslocação de Harald V surgiu após um convite do líder da comunidade indígena yanomami, Davi Kopenawa, ocorreu na penúltima semana de abril, mas só agora foi divulgada por questões de segurança. Como não se tratou de uma visita oficial, o rei foi acompanhado apenas por alguns seguranças do Castelo Real, por representantes da Fundação Rainforest da Noruega e por elemento do ISA, que ajudou na tradução entre o yanomami e o português.
Fátima Missionária
Nenhum comentário :
Postar um comentário