10/05/2013

"Entregamos à Coréia do norte a mensagem de paz do papa"


Joseph Yun Li-sun

O padre Gerard Hammond, missionario Maryknoll que trabalha na Coreia há muitos anos regressou a Coreia do Norte onde esteve numa missão humanitária em Pyongyang: "Com a Eugene Bell Foundation entregamos remédios contra a tuberculose e o convite para a paz em nome do papa e dos bispos da Coréia do Sul.
Permanece ainda muita tensão sobre a península da Coreia, mas trabalhadores do norte acolheram a delegação com muita alegria. A delegação Eugene Bell Foundation é constituída por quatro padres católicos. Ninguém deseja a guerra e nós procuramos ser  uma ponte para criar a paz.
O grupo, constituído por 20 pessoas, chegou a Pyongyang, via Pequim, no dia 18 de abril. Depois de uma longa viagem na província de Phyongan, voltaram no dai 4 de maio. Estas são as palavras que a equipe comunicou: "fomos muito bem recebidos. Quem nos hospedou manifestou com palavras e gestos a alegria por nos receber. O material médico que levamos é hoje um dos mais urgentes porque a lepra é ainda um dos grandes problemas.
A Coréia do Norte tem cerca de 22 milhões de habitantes metade dos quais vive na pobreza. "A tuberculose se propaga por via aera e ataca sobretudo os mal alimentados e com fraca resistência orgânica. Estamos empenhados em ajudar a diminuir o contágio. Pedimos para voltar no próximo mês de outubro. Esperamos que ser autorizados.
A Eugene Bell Foundation já tem uma longa história de ajuda à Coréia do norte desde o sua criação por iniciativa de Stephen Linton. Não tem havido impedimentos de visitar a Coréia duas vezes por ano, sempre com a ajuda de medicamentos O padre Hammond, superior da Congregação do Maryknoll na Coréia há 18 anos, a partir deste ano goza da cidadania coreana e já realizou mais de 30 viagens.
O governo de Pyongyang reconhece a Fundação como uma Ong, cujos membros são seis pessoas entre as quais 2 padres católicos, o padre Hammond e um padre das Missões Estrangeiros de Paris (Mep). Em Pyongyang ficamos alojados pelo governo cerca de duas semanas, mas rodamos a maior parte do tempo fora da capital.
Na "Guest House" onde a delegação é hospedada pelo governo podemos celebrar a missa todos os dias. Numa situação de conflito como a atual é importante tornamo-nos eco da voz do papa Francisco, preocupado com a paz entre as duas Coréias. A reconciliação entre os dois países passa pelo diálogo e pela sinceridade. Tudo fazemos para sermos mensageiros desta convicção" afirma a delegação.
Fonte: Asia News

Nenhum comentário :

Postar um comentário