24/05/2013

Governo criará uma missão para jovens venezuelanos

Adital
AVNO presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou na terça-feira (21) a criação da Missão Jovens da Pátria, formada a partir de ideias e propostas apresentadas por mais de 2.500 jovens integrantes de grupos e organizações políticas, culturais, sociais e esportivas.
"Nossa juventude agora tem ideias, têm quem os escutem, e é parte do Governo do Poder Popular”, disse durante uma reunião de trabalho com jovens organizados de todo o País, realizada no Poliedro de Caracas (Sudoeste da capital). Durante a reunião, se instalaram 150 mesas de trabalho para a discussão das diversas propostas que têm surgido como parte do Movimento pela Paz e a Vida.
Posteriormente foram elaborados relatórios, entregues ao chefe de Estado para avaliação e incorporação nos projetos da Missão Jovens da Pátria. O presidente Maduro explicou que no novo programa se incorporarão as propostas dos Jovens do Bairro, como um Plano Especial homônimo.
"Reinaldo Iturriza, ministro para as Comunidades, calcula que cerca de um milhão de jovens do bairro são excluídos de diferentes formas: econômica, social e até simbolicamente”, apontou.
Destacou que esse tipo de exclusão deve ser superada, incorporando-se a juventude das zonas populares aos planos produtivos, à cultura e ao esporte.
O chefe de Estado também anunciou a criação do Fundo Jovem da Pátria, que contará com 500 milhões de bolívares (79,4 milhões de dólares) para o financiamento de projetos socioprodutivos juvenis, que estará sob responsabilidade do Ministério da Juventude.
Rotas e acampamentos juvenis
O Governo Nacional construirá rotas e acampamentos juvenis na Venezuela, como parte do Movimento pela Paz e a Vida, segundo informou o presidente Maduro.
"Vocês vão com seus trabalhos, arte, canto, poesia, pintura e música”, expressou, e propôs que esse projeto se expanda na América Latina, com o objetivo de vincular-se com acampamentos juvenis de países como Colômbia, Equador, Peru, Panamá, Bolívia, Argentina, Brasil, Uruguai, Cuba, Nicarágua, entre outros.
O governo manifestou que hoje os jovens têm consciência da pátria, história, cultura, política e possuem também valores enquadrados no pensamento de Simón Bolívar e na luta do comandante Hugo Chávez.
"Bolívar está vivo em vocês, em sua força, em sua coragem. Dizer que Bolívar está vivo no século XXI é dizer que Chávez está vivo em vocês, em seu coração, em suas ideias e sentimentos”, disse.
Além disso, apoiou a criação de uma "televisão Jovem da Pátria”, que será de caráter nacional e estará integrada ao sistema de Televisão Digital Aberta (TDA).
Por sua parte, o ministro da Juventude, Héctor Rodríguez, disse que este projeto buscar envolver a todos os movimentos juvenis nos planos de férias que são realizados pelo Governo Nacional e "somar um conjunto de experiências locais pequenas que se podem potenciar como o movimento do campismo”.
Campos de esportes
O presidente informou que o governo está construindo 50 grandes centros poliesportivos em vários estados do País, com o propósito de incentivar os jovens a praticar diferentes disciplinas esportivas.

As estruturas serão de grande tamanho, similares aos espaços do Poliedro de Caracas; serão seis andares e cada nível estará dedicado a uma área específica (música, cultura, esporte, arte urbana, entre outros).

"Vão ter seis espaços, mas também, em torno, haverá espaço para reuniões de trabalho, oficinas, reuniões dos Conselhos de Comunidades”, acrescentou. Também serão construídos 150 centros esportivos de tamanho médio em municípios populares do País.

A noticia é doAVN.

Nenhum comentário :

Postar um comentário