24/05/2013

Quais as características da família cristã? Bispo responde

Famílias de várias partes do Brasil vão se reunir na sede da Comunidade Canção Nova neste sábado, 25, para participar do 3º Simpósio Nacional da Família. O Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, Dom João Carlos Petrini, estará no evento e é com ele que o jornalista padre Roger Araújo conversa no Canção Nova em Foco desta semana. 
Dom Petrini explica como o amor deve ser vivido pela família cristã, fala sobre a influência que os meios de comunicação exercem nas famílias, dá um conselho oportuno para os jovens que pensam em se casar e deixa um convite para o Simpósio deste fim de semana.


"A grande característica da família cristã é o amor vivido como dom, dom total e sincero de si, para o bem e a felicidade de outras pessoas”, defende Dom Petrini. Mas o bispo destaca que essa maneira de viver o amor tem sido colocada de lado na sociedade moderna, em que cada vez mais as pessoas se preocupam com seu próprio bem estar.
Ao falar sobre a influência dos meios de comunicação na vida familiar, o bispo faz uma reflexão séria e afirma que alguns meios mostram uma imagem leviana da família, mostram uma falsa facilidade para casar e descasar, como se tudo fosse baseado somente no afeto. "Não pode durar, uma relação baseada no afeto", defende. Ele explica que o afeto é inconsistente, que há sim uma dimensão afetiva na família, mas que não é só isso.

Aos jovens que pretendem se casar Dom Petrini deixa uma dica: "Não faça família quase sem querer, sem ser pensado ou refletido. Tem que ser pensado, refletido como caminho da sua realização". 

Canção Nova

Nenhum comentário :

Postar um comentário