23/05/2013

SALVADOR: Aproveita, meu rei!

"Sob um céu de admirável limpidez, na fímbria do mar ou pela montanha, onde corre sempre uma cariciosa aragem, vive o povo mais doce do Brasil"

As palavras do imortal Jorge Amado exaltam seus irmãos baianos e expressam uma das grandes satisfações sentidas por quem chega a Salvador. Na capital baiana, os turistas se transformam em reis ou rainhas para os nativos e ganham altas "doses" de axé na alma para curtir um destino marcado pela diversidade.

Da arte à culinária, da arquitetura à música, do tradicional ao moderno, da fé às festas. Tudo se harmoniza na primeira capital do Brasil, apelidada de Meca da Negritude por abrigar a maior população de origem negra do mundo fora da África.

Palco de romances de Jorge Amado e músicas de Dorival Caymmi, a capital cultural do Brasil convida para momentos inesquecíveis o ano inteiro na companhia dos amáveis súditos soteropolitanos. Um exemplo é a baiana, personagem tradicional nas festas populares e nas ruas de Salvador, com seus quitutes saborosos à venda.

No segundo destino turístico do Brasil, a diversão começa nas praias, que se estendem por 50 quilômetros, alcança a Baía de Todos os Santos, paraíso de turismo náutico onde fica a ilha de Itaparica, e se completa com os atrativos culturais e arquitetôni-cos e as festas religiosas e profanas, como o carnaval de rua, o maior do mundo.

A ordem em Salvador é o lazer em clima festivo regado pela singularidade gastronômica, que inclui iguarias como o acarajé e o abará, encontrados em finos restaurantes ou no aconchegante tabuleiro das baianas, espalhados pelas esquinas da cidade.


Destino de múltiplos atrativos

Na capital baiana, o clima é de festa o ano inteiro ao ritmo dos tambores, que ecoam em ruas e terreiros

Sai do chão! conclama o bom baiano, exalando bom humor na chegada do visitante a Salvador, o maior polo turístico da Bahia e um dos destinos mais procurados do Brasil. Em outras palavras, o anfitrião quer dizer: “se agite e curta as cores e sons do lugar”. Ele tem razão. Na cidade que ergue-se às margens da Baía de Todos os Santos e é berço da arte e cultura tipicamente brasileiras, a ordem é extravasar as energias numa viagem pela diversidade, sob as bênçãos dos orixás.

O Pelourinho compõe-se de edifícios históricos em ruas estreitas, enladeiradas e com calçamento em paralelepípedos. O bairro próximo do Elevador Lacerda e do porto de partida para passeios pela Baía de Todos os Santos. Fotos: Rita Barreto 

O cenário perfeito para iniciar o passeio pela capital baiana é o centro histórico, que abriga um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos coloniais do País, o Pelourinho. Tombada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, a área preserva histórias de Salvador de séculos passados, quando foi capital da Coroa Portuguesa nas Américas. O popular “Pelô” é formado por mais de 800 casarões dos séculos XVII e XVIII, além de templos a conferir. No bairro composto de ruas estreitas, enladeiradas e com calçamento em paralelepípedos, bonitas peças do artesanato baiano são expostas em galerias, lojas e tendas.

O ideal é visitar o centro histórico a dois ou em grupos, de preferência acompanhado de guias de turismo. Uma boa opção é começar o passeio pela Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Cidade Baixa. Em estilo barroco, o templo católico foi erguido em 1623. Bem próximo fica o Mercado Modelo, espaço que apresenta a diversidade do artesanato baiano. Um restaurante no local oferece boa comida e uma vista privilegiada da Baía de Todos os Santos, com o Forte de São Marcelo em primeiro plano.

Para alcançar a Cidade Alta sem esforço, utilize o Elevador Lacerda. Considerado um dos principais cartões-postais de Salvador, o equipamento liga a Praça Cairu, na Cidade Baixa, à Praça Thomé de Souza, na Cidade Alta. O logradouro abriga uma estátua do primeiro governador-geral do Brasil (Thomé de Sousa), os palácio Rio Branco e Tomé de Sousa, atual sede da Prefeitura de Salvador; e a Câmara Municipal. Para completar o cenário, a praça oferece uma visão maravilhosa da Baía de Todos os Santos, salpicada de embarcações. A parada para fotos é quase obrigatória.

A poucos passos, fica a Praça da Sé, circundada por igrejas e outras construções históricas. Algumas delas abrigam centros culturais. À frente, apresentam-se o Terreiro de Jesus, onde estão a Catedral Basílica de Salvador, o Convento e a Igreja do São Francisco, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e, ainda, a Igreja da Ordem Terceira de São Domingos e a Igreja de São Pedro dos Clérigos.

O Centro Histórico, o Dique do Tororó e a Igreja do Senhor do Bonfim são pontos de visitação quase obrigatórios em Salvador. Fotos: Fabiane Azeviche / Manu Dias

Nas andanças por Salvador, conheça o simpático bairro da Ribeira, que tem como ponto de referência a famosa Sorveteria da Ribeira, onde a profusão de sabores a escolher chama atenção. Ribeira é considerado um dos locais mais charmosos e boêmios de Salvador. Ali, centenas de embarcações mostram a preferência dos velejadores pelo local, que também oferece um lindo pôr do sol. Não deixe de visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha e o Palácio de Verão do Arcebispo.

Outro ponto de visitação em Salvador é a Igreja do Senhor do Bonfim. O templo, em estilo neoclássico com fachada em rococó, fica localizado na Sagrada Colina, na península de Itapagipe, de onde o visual é belo. É lá que são distribuídas as famosas fitinhas do Bonfim. Pegue a sua, peça uma graça e amarre a fitinha nos portões da igreja. Uma das grandes celebrações religiosas no templo é a Festa do Bonfim, que acontece no segundo domingo depois do Dia de Reis, em janeiro, com novenário solene e exposição do Santíssimo Sacramento.

Um local agradável para passeio e contemplação na capital baiana é o Dique do Tororó, aquele mesmo que faz lembrar a velha música infantil “Eu fui ao Tororó beber água e não achei...”. Hoje é uma lagoa artificial que virou área de esporte e lazer arborizada, contando com anfiteatro, centros comunitários, pedalinhos e restaurantes. O ícone do espaço é formado por doze esculturas de orixás assinadas pelo artista plástico Tati Moreno. Próximo, fica a moderna Arena Fonte Nova, principal palco do futebol na capital baiana.

Para quem aprecia o turismo étnico, vale a visita à Liberdade. No maior bairro de população afrodescendente, é possível conhecer a sede do bloco Ilê Aiyê, onde ocorrem shows musicais e trabalhos de inclusão social através da cultura e da música, com ênfase nas tradições negras. Além disso, por toda Salvador existem dezenas de terreiros de candomblé, onde é possível participar de festas religiosas abertas a visitantes.

Sol e mar

Depois do passeio pela religiosidade soteropolitana, é hora de curtir o roteiro de sol e mar. Salvador oferece praias para todos os gostos numa orla de 50 quilômetros, repleta de restaurantes e bares onde se degusta delícias da culinária baiana e se curte o maior carnaval de rua do mundo, a cada mês de fevereiro ou março, dependendo do ano. Porto da Barra tem dois fortes do século XVII, enquanto o Farol da Barra exibe piscinas naturais em maré baixa. Ondina e Rio Vermelho são praias de águas límpidas. Tem também Amaralina, Pituba, Corsário, Jaguaribe, Piatã, Placaford, Stella Maris, Flamengo e Itapuã, cantada em verso e prosa por Vinícius de Moraes e Dorival Caymmi.

As águas tranquilas de Salvador convidam aos mais aventureiros a desbravar a Baía de Todos os Santos, que emoldura a orla Sul da capital. A maior baía tropical do mundo tem mais de mil quilômetros de espelho d´água, abriga 56 ilhas e tem 15 municípios costeiros. O roteiro inclui cultura, história e rica gastronomia especializada em frutos do mar e a prática de esportes náuticos diversos, sobretudo mergulho. Afinal, proliferam navios naufragados na baía.

O embarque para passeios pela Baía de Todos os Santos ocorre no Terminal Marítimo de Salvador, junto ao Mercado Modelo. Um dos roteiros mais procurados é o que inclui a ilha de Itaparica, a maior do Brasil, e a Ilha dos Frades, oferecido por agências de turismo receptivo, com direito a visita com parada para banho nas ilhas, almoço no Hotel Kirymuré, na praia de Ponta de Areia (Itaparica), bebidas na escuna e frutas. O passeio completo custa R$ 120,00, mas há opções sem bebidas e almoço, a partir de R$ 60,00.

Além da singularidade geográfica, a Ilha de Itaparica possui aprazível conjunto histórico e arquitetônico, praias de águas mornas, folclore diversificado, bonito artesanato e culinária de dar água na boca. A Ilha dos Frades fica no centro da baía e oferece praias, lagos, cachoeiras, montanhas, coqueirais e uma vegetação típica da mata atlântica. Reserve um tempo para conferir as ruínas da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, que remonta ao século XVII, e a Igreja de Nossa Senhora do Loreto, erguida no século XVIII.


SAIBA MAIS
Localização: 
A capital baiana fica 1.028 quilômetros de Fortaleza
Como chegar:
De carro - Acesso, a partir de Fortaleza, pela BR 116
De ônibus - A empresa Itapemirim (0800.7232121) liga Fortaleza a Salvador
De avião - As principais companhias aéreas que operam no Aeroporto Internacional Pinto Martins ligam Fortaleza a Salvador, diariamente, em voos diretos ou com conexões
Onde ficar:
Catussaba Resort Hotel (3374.8080), Catussaba Business (3374.8080), Gran Hotel Stella Maris (3413.0000), Sol Bahia (3206.0500), Sol Barra (3418.7000)
Informes turísticos:
Feira das Américas: 
Para conhecer um pouco mais sobre Salvador e outros destinos baianos, visite o estande da Bahia na 41ª Abav - Feira de Turismo das Américas, em São Paulo-SP. O evento será realizado entre os dias 4 e 8 de setembro, com abertura para o público em geral nos dias 7 e 8. As inscrições estarão abertas, a partir do próximo dia 27, no portal www.feiradasamericas.com.br
Código DDD: 71


Fernando Brito *Repórter
O jornalista viajou a Salvador-BA a convite da CTI-Nordeste

Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário