27/05/2013

Vereador denuncia suspeita de desmatamento na área onde está o muro

NOTÍCIA

De acordo com o Plano Diretor de Fortaleza, as zonas de interesse ambiental são “áreas com incidência de atributos ambientais significativos em que a ocupação ocorreu de forma ambientalmente inadequada”. O professor do Departamento de Geografia da UFC, Jeovah Meireles afirma que a área em questão é formada por dunas, nascentes, olhos d’água e manguezais.

Tanto Jeovah quanto o vereador João Alfredo (Psol) acreditam que o local faz parte do ecossistema do Parque do Cocó e, por isso, deve ser preservado. O parlamentar denunciou ao MPF, Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) e Seuma possíveis ações de desmatamento. No documento, ele solicita a derrubada do muro e “a apuração da denúncia de desmatamento em APP (Área de Preservação Permanente), que constitui crime ambiental”.

Rodrigo Diogo diz desconhecer ações de desmatamento. Entretanto, denuncia que os posseiros organizam vaquejadas no local. Eles negam, mas admitem manter uma criação de cavalos. O gerente do Parque do Cocó, Ramon Donatti, diz temer pelo futuro do lugar. Já Jeovah Meireles afirma que, mesmo que haja a degradação das dunas, elas devem ser inclusas na área de preservação do Cocó e em projetos de recuperação. (Aflaudisio Dantas)

Nenhum comentário :

Postar um comentário