Cerca de 35 mil crianças, acompanhadas pelos seus pais, catequistas e professores, estiveram em Fátima na peregrinação anual dos mais novos, que decorreu entre domingo e segunda-feira.
“Fé, alegria e festa marcam aquela que é a mais bonita peregrinação do ano à Cova da Iria e que este ano evocou de modo particular a aparição de 13 de junho de 1917”, assinala o Santuário, em comunicado.
O presidente da peregrinação, D. António Moiteiro Ramos, bispo auxiliar de Braga, lembrou na segunda-feira as dificuldades que vivem muitas famílias em Portugal, mas deixou às crianças uma palavra de ânimo e um apelo à solidariedade.
“Também nós devemos ser anjos uns para os outros, (devemos) ajudar-nos a vencer as dificuldades e os problemas da nossa vida", declarou, na homilia da missa a que presidiu.
No momento da oração dos fiéis, foram levados ao altar os resultados da campanha realizada no mês de maio: velas decoradas, de papel, com as suas orações e compromissos das crianças a Deus e a Nossa Senhora.
O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, pediu no final da celebração que fosse entregue a todos os meninos e meninas presentes no recinto do Santuário como recordação da peregrinação um “lenço do adeus a Nossa Senhora”.
D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, saudou os presentes antes da bênção final: “Muito obrigado por este encontro de fé, muito obrigado pela vossa presença alegre e festiva e tão numerosa".
A Guarda Nacional Republicana organizou a “Operação Criança 2013”, durante a peregrinação e revelou que a ocupação dos parques de estacionamento, a norte e a sul, do Santuário de Fátima esteve próxima dos 100%.
OC
Agência Ecclesia
Nenhum comentário :
Postar um comentário