04/06/2013

Cardeal Van Thuân próximo de ser Beato

A fase diocesana do processo de beatificação do Cardeal François Xavier Nguyên Van Thuân, que foi Presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, vai se encerrar no dia 5 de julho. No dia seguinte está prevista uma missa de louvor de graças na Igreja Santa Maria della Scala, em Roma.

Nascido em 17 de abril de 1928 em Huê (Vietnã), era bispo de Na Thrang em 1967, quando, poucos dias após a nomeação, a cidade de Saigon foi ocupada pelos comunistas do Norte. Em 1975 Van Thuân foi preso porque ser parente de Ngo Dinh Diem, então presidente do país. Mantido a pão e água, escreveu na cela uma série de mensagens à comunidade, que deram origem ao livro “O caminho da esperança”.

De Saigon foi transferido, acorrentado, para o cárcere de Nha Trang, em seguida ao campo de reeducação de Vihn Quang, e depois, ao isolamento por 9 anos. Não tendo consigo uma Bíblia, recolhia todo o papel que achava, compondo um livreto onde escreveu mais de 300 frases do Evangelho que tinha na memória. Libertado em 21 de novembro de 1988, em 1994 foi chamado a ocupar o cargo de Vice-presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, do qual se tornou presidente quatro anos mais tarde. Foi criado cardeal no Consistório de 21 de fevereiro de 2001. Morreu em 16 de setembro de 2002.


CatolicaNet

Nenhum comentário :

Postar um comentário