11/06/2013

Em conferência, Apple anuncia novos sistemas operacionais iOS e OS X

Craig Federighi apresenta o novo sistema operacional para Macs, o OS X Mavericks (Foto: AP Photo/Eric Risberg)Nesta segunda-feira (10), a Apple realizou o evento de abertura da Worldwide Developers Conference (WWDC), conferência anual para desenvolvedores do mundo inteiro. A expectativa deste ano era grande, já que os ingressos se esgotaram em um pouco mais de 1 minuto. Mas alguns produtos esperados pelo grande público, como o relógio inteligente e uma versão mais popular do iPhone, não foram anunciados. Entre as novidades apresentadas pelos executivos da empresa, ganharam destaque as atualizações dos sistemas operacionais iOS e OS X. 
Para dar início, o CEO Tim Cook subiu ao palco do evento para divulgar os últimos números da Apple. Segundo ele, a empresa já conta com mais de 6 milhões de desenvolvedores (que já receberam mais de US$ 10 bilhões em vendas) e mais de 900 mil aplicativos disponíveis para iPhones, iPads e iPods. Recentemente, a App Store alcançou a marca de 50 bilhões de programas baixados para iOS e 575 milhões de pessoas cadastradas. Sobre as lojas, Cook afirmou que já são 407 no total, espalhadas em 14 países.
Mac OS X Mavericks 
Agora, o que interessa: Tim Cook chamou Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de softwares, para anunciar a versão 10.9 do Mac OS X, o sistema operacional de computadores da Apple, que ganhou o nome de Mavericks. Entre os recursos, mudanças simples, porém práticas, como a possibilidade de criar uma navegação por abas com todas as janelas abertas no sistema, além da introdução de tags, que podem ser adicionadas a qualquer arquivo para simplificar a busca e a organização.
Alguns dos aplicativos mais básicos dos Macs ganharam novo visual, como o Calendário, que possui agora números mais expressivos e visual mais limpo, e o Game Center. O iBooks também está migrando do iOS para o OS X. O aplicativo de mapas da Apple (que veio para substituir o Google Maps dentro dos dispositivos da empresa) ganhou um pouco mais de atenção. Agora, com o novo OS X, ele também existe para computadores, e totalmente integrado a dispositivos móveis, ou seja, será possível transferir informações de mapas, por exemplo, a um iPhone.
As notificações receberam uma atualização muito necessária: quando uma notificação aparecer na tela de computadores e notebooks, será possível responder diretamente nela. Por exemplo, e-mails poderão ser respondidos na própria notificação da mensagem, sem precisar abrir o aplicativo específico, economizando tempo e energia.
Segundo a Apple, mais de 1,5 bilhão de dispositivos usam alguma versão do navegador Safari. A companhia atualiza o aplicativo regularmente, mas nesta segunda-feira vimos algumas mudanças mais dramáticas. Uma nova barra lateral irá mostrar os sites favoritos, além de exibir links compartilhados por amigos em redes sociais, como Twitter e LinkedIn. O desempenho ficou melhor, reduzindo o uso de energia e direcionando-a para os aplicativos ou abas que o usuário estiver usando no momento.
iOS 7
Mais um sistema operacional de cara nova. Como já era esperado, a Apple apresentou oficialmente o novo iOS para dispositivos móveis. Segundo Tim Cook, o iOS 7 é a maior mudança para a plataforma desde que o iPhone foi lançado, em 2007. O novo visual é muito evidente, desde a forma dos ícones e a tipografia até a função de deslizar para debloquear a tela inicial e um novo painel de controle que desce do topo da tela. Aplicativos básicos também foram redesenhados, como o de clima e tempo, que ganhou novas animações.
Craig Federighi apresenta o novo sistema operacional para dispositivos móveis, o iOS 7 (Foto: Kim White/Getty Images)
As práticas pastas dos dispositivos agora suportam centenas de aplicativos, e não mais 12 ou 16, como era possível nos sistemas operacionais anteriores. Um novo sistema de controle, chamado Control Center e implorado por usuários há bastante tempo, permite um rápido acesso às funções mais usadas. É possível, por exemplo, controlar a música que você ouve, alternar o modo avião do seu celular, ativar e desativar o Wi-Fi e o Bluetooth, mudar o brilho da tela e muito mais, em um só menu. 
Outro novo recurso do iOS 7 é o AirDrop, que permite compartilhar conteúdo com outros usuários da Apple que estejam perto de você, por meio do Control Center. Esta é a resposta da companhia para recursos parecidos vendidos pela Samsung, por exemplo. O AirDrop funciona em iPhone 5, iPod touch de quinta geração, iPad de quarta geração e iPad mini.
A Câmera não ficou de fora. Ganhou nova interface e permite novos enquadramentos de fotos e novos filtros. O aplicativo Fotos também melhorou. Um novo recurso organiza as imagens por hora e localização. Ou seja, será possível ver todas as fotos tiradas em um ano específico, por exemplo. Se você desliza o dedo em cima de uma imagem, um preview irá aparecer em forma de pop-up, sem necessariamente abrir a foto. Além de permitir o compartilhamento de imagens pelo iCloud, vídeos também poderão ser compartilhados.
Ainda não é útil no Brasil, mas a assistente pessoal Siri está sendo atualizada aos poucos. No iOS 7, ganhou novas vozes, permitindo que você escolha entre uma voz feminina e uma masculina, nos idiomas inglês, francês e alemão. O serviço agora faz buscas no Twitter, no Bing e na Wikipedia. Integrada com a Siri, a funcionalidade do iOS em carros também melhorou. Você pode controlar o sistema — fazer ligações, dar play em músicas, checar mapas — apenas usando sua voz.
Uma das melhores atualizações para o iOS 7 é o novo player de música, que vem com nova interface e um sistema de rádio, o iTunes Radio — que chega como concorrente de outros recursos de música em streaming, como o Spotify, o Rdio, o Pandora e o Google Music All Access. O iTunes Radio funciona em iPhone, iPod touch, iPad e dentro do iTunes em computadores. Fornecido de graça, mas com a presença de anúncios publicitários, o serviço estará disponível somente nos Estados Unidos de início.
Eddy Cue, vice-presidente sênior de serviços e softwares para internet, mostra o novo iTunes Radio (Foto: AP Photo/Eric Risberg)
Tudo parece incrível. Mas, é claro, não estará disponível imediamente. Os desenvolvedores já podem, a partir desta segunda-feira (10), usar as novas versões dos sistemas operacionais iOS 7 e OS X Mavericks em versão de teste. Todos nós restantes, porém, teremos que esperar o lançamento oficial no segundo semestre deste ano.
EK
Revista Época

Nenhum comentário :

Postar um comentário