21/06/2013

´Mecenas´ é tema de conferência na Unifor

A jornalista Catherine Pégard ressaltou a iniciativa da Unifor de criar o Curso sobre Gestão de Luxo

A Universidade de Fortaleza (Unifor) realizou, na noite de ontem, como parte da programação alusiva aos 40 anos da sua fundação, a conferência "Mecenas e colecionadores", ministrada pela presidente do Castelo de Versalhes, Catherine Pégard, no auditório da Biblioteca da instituição. O evento, aberto pela Camerata da Unifor, marca o início do Curso sobre Gestão de Luxo, que a Universidade começará em setembro próximo.

A conferencista francesa Catherine Pégard realizou palestra na noite de ontem na Biblioteca da Unifor sobre a importância da figura do mecenas para as artes, tendo como exemplo o Castelo de Versalhes FOTO: TUNO VIEIRA

A conferência foi prestigiada pelo chanceler Airton Queiroz, pela vice-presidente da Fundação Edson Queiroz, dona Yolanda Queiroz, pela reitora Fátima Veras e o secretário estadual de Cultura, Francisco Pinheiro, que representou o governador Cid Gomes, dentre outras autoridades, além de colecionadores de arte, professores e estudantes.

A palestrante ressaltou a iniciativa da Unifor em criar o Curso sobre Gestão de Luxo. "É uma iniciativa excelente, que abordará a importância das obras de arte. Luxo não é uma coisa frívola ou fútil, é um elemento cultural muito importante".

Sobre a importância da figura do mecenas, o Castelo de Versalhes, na França, conforme Catherine Pégard, foi salvo da degradação graças ao mecenato americano. "Foi John Davison Rockefeller que, ao visitar o castelo e observar seu aspecto de abandono, tomou a iniciativa de escrever ao presidente da França, na época Raymond Poincaré, destacando que entendia o fato de os franceses não estarem em condições de conservar um castelo de dimensões internacionais, por conta dos efeitos da Segunda Grande Guerra e enviou sua contribuição financeira para que o castelo fosse restaurado".

A professora Leda Rouquayrol Guillemette, vice-reitora de Pós-Graduação da Unifor, enfatizou que, pela primeira vez, Catherine Pérgard veio ao Brasil, diretamente para Fortaleza, graças ao convite do chanceler Airton Queiroz, e da reitora Fátima Veras. A vice-reitora, Lilia Sales, destacou que a convidada é jornalista e foi conselheira do ex-presidente francês Nicolas Sarkozy. "Sua presença aqui é o compromisso da Unifor de oferecer à sociedade cearense tudo o que há de melhor na gestão, inclusive em relação ao luxo". 


Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário