04/06/2013

Praça sofre com abandono e descaso

Segundo a Infraero, obras de melhoria no equipamento devem ocorrer no segundo semestre deste ano

Em 2013 a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) celebra 40 anos de existência. Chamando atenção para um equipamento público que muito significou para a história do Aeroporto Antigo de Fortaleza, o Diário do Nordeste faz um alerta para as condições precárias em que se encontra a praça Brigadeiro Eduardo Gomes.

Nem mesmo o famoso Monumento ao Vaqueiro escapou do abandono, e está, hoje, com pichações e rachaduras em sua estrutura Foto: Kleber a. Gonçalves

Antigo reduto para moradores do bairro Vila União e frequentadores do terminal aéreo, a praça segue hoje em estado de abandono e praticamente sem utilização pela população local. Bancos quebrados, calçadas e canteiros danificados, mato crescido, pedras e paralelepípedos soltos, e até restos de entulho, integram a paisagem do que antes servia como ponto de encontro de diversas famílias, especialmente aos finais de semana.

Nem mesmo o famoso Monumento ao Vaqueiro escapou do descaso e do abandono, e encontra-se hoje com diversas pichações, rachaduras em sua estrutura, e com parte das peças de cerâmicas do chão de sua base arrancadas ou quebradas. A vendedora ambulante Iracema Bento, de 65 anos, lembra com carinho a época em que o monumento recebia visitas em massa, especialmente das crianças. "Antes era todo mundo aqui se divertindo, interagindo uns com os outros, e hoje não existe mais isso, os moradores não vem mais desfrutar do espaço", comenta.

A comerciante, que trabalha no local há 33 anos, relata que o movimento de pessoas era tão grande que conseguia o sustento de casa apenas vendendo café, chá e bolo. Para ela, a decadência do espaço teve início com a mudança do terminal de passageiros do aeroporto, fazendo, assim, com que o movimento caísse muito na região. "Era lotado de gente, crianças brincando, as calçadas eram limpas, e hoje eu até trago a vassoura de casa para limpar de vez em quando. Não tenho esperança que isso aqui volte a ser como era antes, não da forma como eu vi", lamenta.

Boas lembranças do ambiente também estão fortes na memória do contínuo Edson da Silva, de 47 anos. No final da década de 80, quando trabalhava como motorista particular, ele relembra que costumava buscar o patrão que chegava de viagem, e enquanto esperava, levava os filhos dele para brincar no espaço público, onde era comum, segundo ressalta, a reunião de pais e filhos em um ambiente bem agradável. "Era muito animado, as crianças faziam uns passeios em uns carrinhos ou então em uma carrocinha puxada por um bode", lembra ele.

Reforma

A assessoria de comunicação da Infraero, instituição responsável pela praça Brigadeiro Eduardo Gomes, informou que o equipamento passou por diversas melhorias no ano de 2010, como reforma do monumento ao vaqueiro, a demarcação do estacionamento e construções de guaritas do estacionamento, com o investimento total de R$ 118.574,67, e tendo a empresa JR Engenharia como a responsável pelas obras.

Ainda conforme a Infraero, já foi realizado um levantamento para a execução de novas intervenções no local para o segundo semestre deste ano. Estão previstas reforma de calçadas com adequação para acessibilidade, revitalização da sinalização horizontal do estacionamento e adequação das vagas em atendimento em acessibilidade, nivelamento do piso nas calçadas no entorno da praça, instalação de bancos de concreto no entorno, instalação de cerca metálica para fechamento da área do estacionamento, assim como uma pintura geral ao monumento ao vaqueiro, calçadas e meio-fio.

A assessoria informou, também, que a pedido da Infraero, a Citeluz realizou serviço de correção da iluminação em toda a praça em junho de 2012.

RENATO BEZERRAESPECIAL PARA CIDADE 
Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário