16/07/2013

A volta dos jovens à Igreja Católica

Para professor Sebastien Kiwonghi, momento é oportuno para fortalecimento da fé cristã junto à juventude

Jovens em preparação para a JMJ: momento de reencontro
Por Alexandre Vaz
Repórter Dom Total

A realização da Jornada Mundial da Juventude no Brasil, entre os dias 23 e 28 de julho, deve servir como um marco para o novo momento que a Igreja Católica vive em todo o mundo, com a chegada do papa Francisco. Um momento de volta às origens, com a reaproximação dos sacerdotes com o povo de Deus e, em especial, com os mais jovens, maiores vítimas do acirramento do consumismo, do materialismo e do individualismo exacerbados, típicos dos tempos modernos. 

“O papa traz um sinal de esperança para as comunidades católicas de todo o mundo. No caso dos mais jovens, esse reencontro é urgente, uma vez que eles sofrem com a cultura de mercado, que trata o ser humano como produto. Uma ‘vida líquida’, como diria (Zygmunt) Bauman”, afirma o pró-reitor de Pós-Graduação e professor de Direito Internacional e Metodologia de Pesquisa da Escola Superior Dom Helder Câmara, Sebastien Kiwonghi.

Sebastien Kiwonghi refere-se ao termo consagrado pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman para descrever o sentimento de ansiedade e angústia característicos da vida moderna, marcada por infinitas possibilidades de escolha e, por isso mesmo, pela falta de solidez nas relações humanas. 

“Por isso, entendo como um verdadeiro sinal de esperança a chegada de Francisco, pois ele está propondo o fortalecimento da doutrina cristã, com base no resgate de suas raízes. E nada mais apropriado do que trazer de volta esses jovens que começam a entender a importância de uma vida cristocêntrica”, ressalta. 

Nesse sentido, Kiwonghi entende ser fundamental que a própria Igreja Católica faça uma autoavalização, revendo suas ações, fortalecendo os laços das dioceses com a comunidade e incentivando, a exemplo de Francisco, um maior encontro dos sacerdotes com a juventude. "Se por um lado, há uma maior descrença nas sociedades ocidentais, em função da secularização e do consumismo, por outro assistimos a um fortalecimento do catolicismo na Ásia, na África e na América Latina. Isso só mostra a força da doutrina cristã", ressalta.
Redação Dom Total

Nenhum comentário :

Postar um comentário