19/07/2013

Aos 101, aposentado não come carne, não bebe e lê a Bíblia sempre

Cirilo Barbosa atribui longevidade ao fato de não comer carne e não beber.
'Felicidade é o combustível para a vida', diz o aposentado nascido em 1912.

Do G1 Piracicaba e Região

Orgulhoso idoso segura ferramenta de trabalho em Piracicaba (Foto: Fernanda Zanetti/G1)O rastelo é um dos companheiros de trabalho do aposentado Cirilo Barbosa (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
Aos 101 anos de idade, o aposentado Cirilo Ferreira Barbosa é do tipo que esbanja saúde e disposição. Apesar da idade avançada, o senhor franzino é do tipo que não para quieto. Desde que se mudou para Piracicaba (SP) há três anos, ajuda a filha a cuidar de um clube de tênis. Entre suas funções estão a limpeza do local e a manutenção do gramado. Enxada e rastelo são os companheiros de trabalho do idoso, que também já atuou como policial civil e até como cantor erudito.
O aposentado atribui a longevidade ao fato de não comer carnes, não consumir bebidas alcoólicas e ler diariamente a Bíblia. Também assume que a genética ajuda: o pai dele morreu aos 114 anos. Com bom humor, lucidez e muita disposição, o homem relatou que trabalhar é o melhor remédio para evitar qualquer problema de saúde. "Vivo um dia de cada vez, não penso no amanhã", afirmou Barbosa, que venceu um câncer de pele anos atrás.
O aposentado foi casado durante 70 anos (a esposa morreu aos 90) e tem quatro filhos e 20 netos. “Sou abençoado, tenho uma família maravilhosa. E isso me deixa feliz. A felicidade é o combustível para locomover a vida. Assim como um carro precisa ser abastecido para andar, nós precisamos de felicidade para tocar a vida adiante. E eu sou muito feliz", disse.
Mundo melhor
Nascido em Barretos (SP) em janeiro de 1912, Barbosa viveu todas as grandes revoluções do século XX, viu guerras acontecerem e atualmente destaca o avanço da tecnologia. "Vivi nos períodos difíceis, quando não havia médicos, energia elétrica e nenhuma das facilidades que existem agora. Hoje o mundo está bem melhor", disse.

Com tantos anos de vida, o idoso reúne um acervo interessante de histórias para contar. Durante o período em que trabalhou como policial, por exemplo, relatou que presenciou a morte de muitas pessoas. "Também estive próximo de gente perigosa. Foi um trabalho muito difícil, mas que permitiu a minha aposentadoria e me deu uma profissão", contou.
Aposentado de Piracicaba atribui 101 anos a boa alimentação (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
Aos 101, aposentado não come carne, não bebe
e lê a Bíblia sempre (Foto: Fernanda Zanetti/G1)
Até nos momentos de lazer o aposentado se viu envolvido em ocorrências policiais. Em certa ocasião, em que não soube precisar a data, Barbosa estava pescando quando viu um avião cair. "Aconteceu a menos de um quilômetro de onde eu estava. Quando me aproximei, tinha muita fumaça e os dois ocupantes já estavam mortos", relembrou.
Cantor erudito
Apesar de estar aposentado desde 1976, o centenário nunca deixou de se movimentar. Segundo Barbosa, ele frequentou uma escola alemã de música em São Paulo e foi cantor erudito. Durante a entrevista ao G1, o aposentado demonstrou as habilidades que ainda possui com a voz. O idoso também sempre se interessou por homeopatia e até hoje cultiva um canteiro com ervas para remédios medicinais.

Com um rastelo na mão e disposição de dar inveja a muita gente mais nova, Barbosa fez questão de mostrar à reportagem que ainda é um homem ágil e com elasticidade corporal. "Quando um idoso acha um dinheiro no chão, por exemplo, ele coloca o pé em cima e pede para alguém pegar. Eu não. Eu abaixo bem rapidinho e pego", afirmou entre gargalhada
s

Nenhum comentário :

Postar um comentário