18/07/2013

Card. Hummes: Francisco levará aos jovens exemplo de simplicidade e austeridade

São Paulo (RV) - Dom Claudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito emérito da Congregação para o Clero, acredita que Francisco, com sua autoridade moral, levará ao Brasil uma mensagem de simplicidade e austeridade, em sintonia com os gestos e palavras que têm marcado seus primeiros meses de pontificado.
“Na verdade, o Papa está dando todos os dias um testemunho muito grande daquilo que ele entende como os rumos que devem ser dados à vida da Igreja hoje no mundo. É claro que aqui no Brasil nós todos acompanhamos constantemente as mensagens e os gestos que ele vai cotidianamente deixando para todos. Mas acredito que o mais impressiona a todos é exatamente a simplicidade que ele quer dar à vida da Igreja: uma Igreja mais simples, mais pobre, uma certa austeridade, fugindo daquilo que é excessivo seja na forma de celebrar, na forma de ser no dia-a-dia, quando ele fala contra carros de luxo, que não é bom para a Igreja ter muita pompa, mas sim aproximar-se muito mais dos pobres, ser pobre com os pobres. Ele tem feito isso todos os dias e certamente no Brasil ele vai continuar a insistir nisso e mostrar caminhos tanto com seu exemplo, que sempre é muito forte. Quando, por exemplo, ele se encontra com o povo, com gestos de despojamento, como por exemplo agora, nesta viagem, que vai ser muito mais simples, com menos gastos, enfim... viajando num avião de modo simples. Aqui no Brasil, para pousar, não quis nada de especial, mas um quarto como os dos cardeais de sua comitiva, nada mais do que isto. São sinais que nos demonstram muito mais do que um grande discurso: isso certamente os jovens hoje apreciam muito e neste sentido, creio que ele vem com uma autoridade moral muito grande, para os jovens e para todos nós. Ele mostra que é possível viver com menos, que o consumismo não é o caminho para trazer a felicidade ao mundo, mas muito mais o amor ao próximo, a solidariedade, a simplicidade na vida, a proximidade, o saber abraçar o pobre, saber sorrir, saber, enfim, ser misericordioso com todos”. 

Na foto, o atual Papa Francisco com o Cardeal Cláudio Hummes, durante os trabalhos da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e caribenho, em Aparecida, em 2007. 
(CM)

Rádio Vaticano

Nenhum comentário :

Postar um comentário