20/07/2013

Cáritas lança plataforma de emprego


A Cáritas Portuguesa vai lançar uma plataforma de emprego destinada a pessoas com mais de 45 anos, onde seja possível a partilha de competências entre desempregados ou reformados e possíveis empregadores. Quem procura trabalho pode colocar as suas habilitações na rede e os empresários ficam com mais uma ferramenta para procurar pessoas que correspondam às suas necessidades laborais. 

«As pessoas que estejam já aposentadas, mas que ainda considerem que podem pôr as suas competências ao serviço do bem comum, mas mesmo pessoas em situação de desemprego, com mais de 45 anos, que possam ver como difícil voltar a encontrar trabalho por conta de outrem, podem encontrar nesta plataforma uma forma de realizar um direito que lhes assiste, que é o de estarem providos de um posto de trabalho», explicou à agência Lusa o presidente da organização católica, Eugênio Fonseca. 

A «Rede de Competências Cáritas» surge na sequência do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, assinalado em 2012. Na altura, foi lançado um concurso para a elaboração de uma bolsa de ideias com vista à criação de uma plataforma onde pudessem ser guardadas as competências que fossem sendo encontradas. O projeto vencedor, que passará a estar disponível num portal da internet, foi apresentado por uma equipa de investigadores e docentes da Universidade do Porto. 

A apresentação pública da nova plataforma está prevista para terça-feira, 23 de julho, às 17h00, na Associação Comercial Portuguesa, em Lisboa. A cerimônia deverá contar com a presença do secretário de Estado do Emprego. Para Eugênio Fonseca, esta rede representa «mais um contributo» que a Cáritas quer dar na luta contra «um flagelo tão grande como o desemprego».


Fátima Missionária

Nenhum comentário :

Postar um comentário