20/07/2013

Misericórdias abrem unidades de cuidados continuados

Catorze Santas Casas da Misericórdia já podem «dar início ao funcionamento» das suas Unidades de Cuidados Continuados (UCC), e outra será inaugurada em setembro, informou esta semana a União das Misericórdias Portuguesas (UMP).


As instituições que vão iniciar a sua atividade e ampliar a resposta social, estão situadas em Amarante, Cinfães, Ponte da Barca, Celorico de Bastos, Vale de Cambra, Cantanhede, Idanha-a-Nova, Manteigas, Oliveira do Bairro, Pampilhosa da Serra, Porto de Mós, Barreiro, Montijo e Serpa. Em Fátima, o Centro Bento XVI, da União das Misericórdias Portuguesas, será inaugurado no próximo mês de setembro.


Segundo um comunicado da UMP, enviado à agência Ecclesia, nem todas as UCC terão a taxa de capacidade total ocupada e ainda há muitas «unidades por abrir». O presidente da UMP, Manuel Lemos, destaca o esforço do Ministério da Solidariedade e Segurança Social neste processo e acredita que estas unidades são «um gesto globalmente positivo».


A UMP recorda que em fevereiro, a Assembleia da República recomendou ao governo que «promovesse as diligências necessárias» para a abertura e funcionamento das Unidades de Cuidados Continuados que já estivessem finalizadas ou cuja conclusão ocorresse durante este ano.

Fátima Missionária

Nenhum comentário :

Postar um comentário