31/07/2013

Chineses reprogramam células presentes na urina para gerar dentes

Células-tronco obtidas a partir da urina foram capazes de originar um rudimento de dente Foto: Huffington PostPesquisadores do Guangzhou Institutes of Biomedicine and Health, da China, reprogramaram células presentes na urina humana para recriar dentes. No ano passado, o Ceará Científico já havia noticiado pesquisa similar, mas envolvendo neurônios.
A técnica deve ajudar na substituição de dentes perdidos pela idade, acidentes ou má higiene bucal. Células que normalmente são expelidas pelo corpo, através do sistema urinário, foram alteradas para que se tornassem células-tronco. Uma mistura delas com outros materiais orgânicos retirados de ratos foi então implantada nos próprios roedores.
Depois de três semanas o grupo de células começou a se parecer com um dente: “a estrutura continha polpa dental, dentina, espaço e órgão de esmalte“. Contudo, o dente criado pelos chineses não era tão rígido quanto um dente natural. Mas ainda que o resultado do estudo chinês não venha a ser utilizado pelos dentistas como uma opção viável, seus pesquisadores defendem que pode nortear pesquisas mais aprofundadas para se chegar ao “sonho final de total regeneração do dente humano para terapia clínica”.
Críticos da metodologia chinesa, como Chris Mason, da University College of London (UCL), alegam que ”esta é provavelmente uma das piores fontes, pois existem muito poucas células desde o início do processo e a eficiência de transformá-las em células-tronco é muito baixa. O grande desafio aqui é que o dente tenha polpa com nervos e vasos sanguíneos que temos que ter certeza que se integrariam para se transformarem num dente permanente”.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário