19/07/2013

Encontro Internacional trata sobre vida e morte na ciência e filosofia


“A vida e a morte segundo antigas tradições” é o tema do Encontro Internacional de Filosofia Prática, que será realizado em Fortaleza a partir das 17h, no dia 3 de agosto de 2013 na Fábrica de Negócios (Hotel Praia Centro). O encontro, promovido pela Organização Filosófica Internacional Nova Acrópole – Fortaleza, já está com inscrições abertas. Destinado ao público em geral, o encontro tem como objetivo trazer filósofos de renome internacional para debater temas atuais e de grande interesse público.

O Prof. Doutor Juan Manuel Faramiñan, além de catedrático da Universidade de Jaén, na Espanha, é escritor, poeta e estudioso nas matérias de Ética, Psicologia, Sociologia e História da Filosofia. Advogado, Diretor do Instituto Maat de Direito com sede em todos os continentes, ele já ministrou milhares de palestras em todo o mundo. Juan atravessa o Oceano Atlântico para vir a Fortaleza a convite na Nova Acrópole. Na palestra, ele alia os ensinamentos das antigas tradições aos estudos recentes de experiências de quase morte que tem ampliado a visão de cientistas sobre o que existe além da vida.

Juan tenta demonstrar que os conhecimentos tidos como antigos são na verdade atemporais e que a relação do ser humano com a morte mudou na medida em que as sociedades se tonaram mais materialistas. Para ele, é preciso que as pessoas compreendam a vida e a morte como faces da mesma moeda. Processos naturais inerentes da natureza humana.

E Depois...
Em seguida à palestra, às 19h30min, o professor e filósofo Juan Manuel Faramiñan vai lançar em Fortaleza o livro que trata do mesmo tema: E Depois... Sobre a Experiência e o Mistério da Vida depois da Morte. O livro é resultado de um trabalho coletivo do grupo Faras de Patmos, que une estudiosos de temas transcendentes, e conjuga os ensinamentos antigos com a experiência real vivida pelos integrantes do grupo.

O grupo recorreu a textos de Platão, Aristóteles, à Divina Comédia de Dante Alighieri, ao Livro da Oculta Morada (Livro Egípcio dos Mortos), ao Bardo Thodol (Livro Tibetano dos Mortos), à Ilíada e à Odisseia de Homero, aos livros sagrados hebreus como Zohar, do saber islâmico como o Corão ou cristãos como a Bíblia, ou hindus como a Bhagavad Gita do Mahabarata, ou o Dhammapada, de Sidharta Gautama, o Buda.

Através do diálogo sobre os textos estudados e as histórias pessoas de cada um, foi possível encontrar muitas respostas sobre o que existe além da vida, desenvolvendo assim uma configuração dupla de teoria e prática que permitiram, pelo menos aos seus autores, conhecer a existência de uma outra realidade, mais além das portas da morte.
O livro já foi lançado em países como Portugal e Espanha  e agora chega ao Brasil. Juan Faramiñan, integrante do Faras de Patmos, é também co-autor do prefácio do livro, uma lição de filosofia prática para aprender a viver, e por que não, aprender a morrer.

Serviço:
Encontro Internacional de Filosofia Prática
Tema:  A vida e a morte segundo antigas tradições
Local: Fábrica de Negócios – Hotel Praia Centro
Data: 03 de agosto de 2013
Horário: 17h

Lançamento do Livro E Depois... Sobre a Experiência e o Mistério da Vida depois da Morte.
Horário: 19:30h
Investimento: R$70,00 (Alunos da Nova Acrópole)
R$ 90,00 (público externo)

Inscrições:
Nova Acrópole Fortaleza – (85)3257-2777 - fortaleza@acropole.org.br
Arx Eventos – (85)4011-1572

Mais informações:
Kelly Aguiar, diretora Nova Acrópole Fortaleza – (85)8519-2039/ (85)9813-6374
Simplícia Viana, jornalista Nova Acrópole -  (85)8724-2435

Com informações da assessoria de imprensa da Nova Acrópole


Boa Notícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário