18/07/2013

Frio pode atingir até -10ºC no domingo

Cidades da Serra catarinense podem registrar entre -8°C a -10°C.
Também há chance de geada negra no domingo, segunda e terça-feira.

Do G1 SC

Lago também amanheceu congelado em São Joaquim (Foto: Dionata Costa/São Joaquim Online)Cidades podem registrar até -10ºC
(Foto: Dionata Costa/São Joaquim Online)
A próxima semana deverá ter a chegada de uma intensa massa de ar polar com o centro do sistema, onde as temperaturas são menores, em Santa Catarina. Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, se nada mudar na previsão nos próximos dias, a expectativa é de que as temperaturas entrem para a história do frio no estado.
De acordo com informações da Epagri/Ciram, na sexta (19) e sábado (20), as temperaturas estarão mais baixas durante o dia devido a cobertura de nuvens e a condição de chuva em Santa Catarina. Mas é no domingo (21) que os termômetros despencam no estado com a chegada de uma nova e intensa onda de ar polar. A previsão é de temperatura negativa nas áreas altas de SC, variando de -8°C a -10°C em Urupema, Urubici e São Joaquim, e de 0°C a 3°C no Litoral.
Na segunda (22) e terça (23), há chance de igualar e até quebrar recorde de temperatura de julho, conforme a Epagri/Ciram. A condição de neve ainda será avaliada e confirmada nos próximos dias, com chance entre a noite de domingo (21) e a manhã de segunda (22). A possibilidade de neve também confirmada por Puchalski.
Geada negra
O órgão chama atenção para as noites de domingo (21), segunda (22) e terça (23), uma vez que há condições de geada forte e ampla no estado, podendo ocorrer geada negra, com prejuízos para agricultura. Alguns trechos da estrada da Serra do Rio do Rastro correm risco de congelamento na pista.

Pessoas em situação de rua estarão em perigo devido ao frio intenso. A Epagri/Ciram ressalta ainda que animais (domésticos e/ou que vivem ao ar livre) também necessitarão de cuidados especiais
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário