14/07/2013

IAM - Paróquia Santo Afonso: Buscando um Brasil melhor


Futuramente, são as crianças que vão colher os frutos plantados hoje. Conheça algumas que, desde cedo, lutam por um país mais justo

Rostos pintados de verde e amarelo, balões e cartazes produzidos com recortes de revistas, lápis de cor, giz de cera, tinta guache e canetinha.

Por conversar bastante com a mãe, João entendeu logo cedo a importância do seu papel como cidadão. Fotos: Waleska Santiago

Desde o mês de junho, milhares de pessoas têm às ruas do Brasil inteiro para lutar por direitos fundamentais como transporte público acessível, educação e saúde de qualidade. E a criançada, é claro, não poderia ficar fora dessa.

O menino João Felipe Miller, 11, dá uma verdadeira aula de cidadania. Ele acompanhou a mãe Virgínia em um encontro que reuniu a garotada no Passeio Público, em Fortaleza. A iniciativa de participar da "Marcha das Crianças por um Brasil Melhor" foi dele.

"Acompanho pela Internet o que está acontecendo no mundo, mas é muito importante ir para a rua. A gente tem que defender a luta por nossos direitos", afirma.

Apesar de ter sido a primeira vez que participou de um encontro público, João Felipe sempre está ligado nas questões sociais. Em casa, a família conversa sobre natureza, animais, educação e lazer. "É importante toda criança saber o que está acontecendo, estar informada. Essa seria uma das principais coisas para o mudar o Brasil", explica João Felipe.

Os irmãos João Felipe e Raíssa conversam com a mãe sobre o que acontece no Brasil

Raíssa Miller, 6, acompanhou o irmão e a mãe no evento. A menina acredita que as crianças também devem exigir mais paz, respeito e segurança para brincar nos parques e praças da cidade. "Seria bom se tivesse um Brasil melhor", deseja para seu futuro.

A mãe dos meninos garante: as crianças fazem parte da mudança do país. "Sempre conversamos sobre assuntos sociais e ambientais. É um momento de aproximação, a gente escuta o que o outro pensa", comenta Virgínia.

Pequenos gestos

Vale lembrar que igualdade, proteção, alimentação, compreensão, lazer e amor são direitos fundamentais de todas as crianças do mundo. Além disso, grandes mudanças começam com pequenos atos, não é mesmo? Por isso, é importante cultivar sempre boas atitudes e conviver pacificamente com as outras pessoas, respeitando todos em suas diferenças.

Segundo Bia Penaforte, organizadora da "Marcha das Crianças por um Brasil Melhor", é essencial aprender a compartilhar. "O nosso protesto é por amor, atenção. Assim a consciência coletiva é construída." E você, o que espera para o futuro do nosso planeta?


Dica para os pais

A psicóloga e psicanalista Sabrina Matos conversou com o Diarinho e deu algumas dicas para os pais conversarem com os filhos sobre o que está acontecendo no país:

- É importante que a criança entenda o que está acontecendo, mas não é preciso dar uma explicação muito complicada. Que tal descobrir qual é realmente a dúvida e responder a curiosidade do seu filho?

- Contextualizar é necessário. É importante esclarecer o que a televisão está mostrando, por exemplo.

- É essencial, também, analisar a reação dos pequenos. Como eles estão lidando com tantas informações?

- Ouvir a opinião das crianças com atenção é fundamental. Afinal de contas, o futuro delas também depende das mudanças no presente. O diálogo é muito importante no ambiente familiar. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário