14/07/2013

Paulo Quezado: Quem é o meu próximo?

Paulo Quezado"
Temos, no evangelho de hoje, a passagem em que Jesus conta a parábola do bom samaritano. Essa parábola teve ensejo a partir do questionamento, intencional, de um doutor da lei que buscava testar Jesus: “Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?” (Lc 10. 29). 
De forma inteligente, Jesus contou a história de um homem que viajava pelo trajeto entre Jericó e Jerusalém, mas que foi saqueado e machucado gravemente por ladrões, e deixado ali no meio do caminho. Jesus conta então por ali passaram três homens, um sacerdote e um levita (homens que conheciam a palavra de Deus e deles se esperava um ato de compaixão e misericórdia para com aquele ferido) e um samaritano. Os samaritanos eram considerados pelos judeus como um povo de segunda qualidade, indignos, já que possuíam inimizade com aquele povo. 
Todavia, os dois primeiros não se importam com o sofrimento do próximo e seguem por outro caminho. E aquele considerado inferior espiritualmente aos dois primeiros é quem dá socorro e salva a vida do homem ferido. Jesus nos mostra, assim, que a falsa religiosidade não nos agrega em nada. De nada vale sermos conhecedores da palavra se não a transformamos em ações de bondade e de compaixão. De nada vale “status” ou título religioso, se não conseguimos servir a Deus e ao próximo em nossa comunidade. De nada vale uma vida de fé vazia de obras, enquanto poderíamos ter uma vida de obras nascida da fé. “Mas um samaritano que estava viajando,
chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. Aproximou-se dele e fez curativos,derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: 'Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais.” (Lc. 10.33-35). Um grande abraço a todos e um bom domingo.

*Paulo Quezado, Professor Universitário, Advogado, ex-Presidente da OAB - CE, ex-Deputado Estadual, relator da Constituinte do Estado do  Ceará

Nenhum comentário :

Postar um comentário