Para todos os jovens que gostariam de participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), mas que não têm essa possibilidade, vai decorrer a iniciativa «Do Cristo Rei ao Cristo Redentor», no próximo sábado, 27 de julho, a partir das 10h00. As atividades agendadas para este dia vão decorrer entre o Santuário do Cristo Rei, em Almada, e a praia da Costa da Caparica, estando prevista uma ligação em direto com a vigília da JMJ.
A iniciativa é promovida pelo Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil de Setúbal. «O dia da vigília com o Papa é muito emotivo, de muita alegria, de oração e comunhão entre os jovens cristãos, por isso, o propósito da pastoral juvenil foi unir os jovens da diocese nesta grande atividade», explicou Inês Castro, da equipa de pastoral juvenil, em declarações à agência Ecclesia.
Ao longo do dia, os jovens vão ter a oportunidade para realizar um peddy-paper e participar em várias atividades, que vão decorrer na praia. Numa altura de férias, a pastoral juvenil da diocese de Setúbal considera que este dia é um desafio para todos os intervenientes. «O que fizemos foi tentar aproximar este evento da realidade que os jovens gostam, por isso escolhemos a praia para os desafiar a participarem e dar-lhes outras perspetivas e oportunidades», disse Inês Castro.
«Temos de chamar os jovens e dizer que este não é um caminho de aborrecimento», mas sim uma opção «alegre», assinala a responsável. Destes encontros pode surgir um maior compromisso entre os jovens e a Igreja, a começar pelas paróquias, grupos de jovens ou movimentos mas, também podem originar-se «novas vocações sacerdotais, religiosas [ou] missionárias», destacou Inês Castro.
Também a pensar nas dificuldades econômicas que impedem muitos jovens de estar no Rio de Janeiro com o Papa Francisco, a diocese do Porto levará a cabo a iniciativa «Rio in Douro», nos dias 27 e 28 de julho, em Canidelo (Vila Nova de Gaia). São esperados 2500 participantes, um número que para a organização é «um sinal claro» de que o espírito «que inspira e suporta a vivência de uma jornada», se mantém mesmo com as dificuldades e com a distância, afirmou Luís Leal, da pastoral juvenil do Porto.
Entre sábado e domingo, os jovens vão poder realizar uma caminhada, participar em workshops, numa vigília, numa celebração eucarística e também em catequeses. Além disso, terão a oportunidade para visitar uma feira com vários organismos e entidades ligadas à pastoral juvenil e assistir a um concerto. As atividades vão decorrer «com alguma forma de sintonia e ligação com o Rio de Janeiro».
Fátima Missionária
Nenhum comentário :
Postar um comentário