Hoje, 06.07.13, celebramos a memória de uma santa muita simpática por sua coragem na defesa de sua fé. SANTA MARIA GORETTI. Nasceu em 1890, em Corinaldo, Província de Ancona, na Itália. Era filha de pobres agricultores. Obrigada pela necessidade, a família emigrou para uma região agrícola, a dez quilômetros de NETUNO. Acostumada aos duros trabalhos do campo, a família se arranjou do melhor modo que pôde, num casarão abandonado e, enquanto o pai e a mãe(Luigi Goretti e Assunta Carlini) trabalhavam na lavoura, Maria cuidava dos quatro irmãozinhos mais novos que ela. Perdeu o pai aos dez anos. Assim a mãe, para ganhar o necessário para o sustento da família, ficava o dia inteiro no trabalho do campo.
Maria, que não tinha tido meios de frequentar a escola senão um pouco, logo teve de renunciar a tudo. Cuidava da casa e dos irmãos e, quando podia, corria até a Igreja para aprender o catecismo. Assim, aos doze anos, num domingo de maio pôde fazer a primeira eucaristia. Era uma menina muito crescida para sua idade e, por isso, chamou a atenção de ALEXANDRE, um irrequieto jovem, que passou a assedia-la sexualmente, sempre com a recusa sistemática da jovem menina. Numa tarde quente de julho de 1902, Maria estava sentada no alto da sacada da residência, costurando uma saia.
Mal havia completado seus doze anos. Num determinado momento, uma carruagem parou em frente à casa, e o jovem Alexandre, de apenas 18 anos, subiu as escadas e convidou-a para entrar com ele no quarto ao lado. Ele já havia feito isso muitas vezes, mas sempre contando com a resistência de Maria. Dessa vez, ele não se conteve com a recusa dela, agarrou-a fortemente, empurrou-a para dentro do quarto. Maria lutou e tentou chamar por socorro, porém estava com a garganta estrangulada e só pôde protestar roucamente, falando com a voz entrecortada que preferia morrer a submeter-se a ela. Com isso, Alexandre a deixou seminua e começou a esfaquea-la ferozmente. Ela caiu no chão, gritando que estava sendo assssinada.
Alexandre então saiu correndo. Uma ambulância veio, levou a menina para o hospital, mas ela não resistiu, vindo a óbito. Morreu oferecendo perdão ao assassino. Alexandre foi condenado a uma pena de trinta anos (na Itália se prende todo e qualquer assssino). Certa noite, ele sonhou com Maria Goretti lhe oferecendo flores. Foi o começo da sua conversão. Mais tarde, ele suplicou o perdão da mamãe Assunta. No dia da beatificação de Maria Goretti, pelo Papa Pio XII, em 1947, estavam presentes sua mãe, de 88 anos, duas irmãs e um irmão. Três anos mais tarde(1950), o mesmo Papa a canonizou. O assassino ainda vivo, estava presente.
Saído da prisão, havia se tornado um irmão franciscano. Santa Maria Goretti é considerada mártir da violência sexual contra crianças e adolescentes. Por diversas vezes, visitei a casa de Maria Goretti em Netuno, onde pôde rezar diante de sua belíssima imagem. Santa Maria Goretti, protejei nossas crianças e adolescentes.
*Vigário Judicial e Presidente do Tribunal Eclesiástico de Fortaleza - Professor de Direito e de Homilética (como fazer homilias) na Faculdade Católica de Fortaleza - CE
Nenhum comentário :
Postar um comentário