08/07/2013

Panda gigante doado pela China dá à luz em Taiwan

Um panda gigante fêmea doado pela China para Taiwan há quatro anos deu à luz neste sábado, depois de ser submetido à inseminação artificial, informou o governo de Taipé.
Yuan Yuan e seu parceiro Tuan Tuan se tornaram as estrelas do Zoológico de Taipé, localizado na capital, desde que chegaram da China no final de 2008, em meio à tentativa de melhorar as relações bilaterais.
Depois de alguns anos de espera por uma gravidez natural - raras em situação de cativeiro -, a instituição fez três sessões de inseminação artificial na panda em março. No final de junho, o Zoo anunciou que Yuan Yuan mostrava sintomas de gravidez.
"O prefeito de Taipé, Hao Lung-bin, tem muito prazer em saber que Yuan Yuan deu à luz com sucesso, às 20h05 (9h05 de Brasília)", informou uma nota oficial.
A ilha poderá ficar com o filhote, já que o casal panda foi um presente, e não um empréstimo do governo chinês, acrescentaram as autoridades. Em geral, Pequim apenas "empresta" seus pandas, e eventuais crias devem ser enviadas para a China.
A decisão do governo chinês de presentear Taiwan com Tuan Tuan e Yuan Yuan foi um gesto simbólico para reaquecer os laços diplomáticos entre ambas as partes, governadas separadamente desde o fim da guerra civil em 1949.
Hoje, estima-se em menos de 1.600 o número de pandas remanescentes em vida selvagem, em especial, na província de Sichuan. Há cerca de 300 animais vivendo em cativeiro ao redor do mundo.
AFP
Dom Total

Nenhum comentário :

Postar um comentário