19/07/2013

Papa Francisco e Dom Helder, exemplos que revigoram a fé cristã

Arcebispo metropolitano de BH ressalta a contribuição do patrono da ESDHC para a sociedade

Francisco e Dom Helder: a força das atitudes cristãs
Por Alexandre Vaz
Repórter Dom Total


Com seu estilo simples e gestos e palavras edificantes, o papa Francisco vem trazendo alegria a milhares de fieis de todo o mundo, que veem nele um exemplo de homem cristão,  genuinamente inconformado com as injustiças sociais e preocupado em difundir a solidariedade entre as pessoas, cada vez mais individualistas e distantes dos valores humanos. Nesse sentido, o papa Francisco mostra a importância que as atitudes, mais do que as palavras, são importantes para a disseminação dos ensinamentos de Jesus, como a tolerância, a humildade e o amor ao próximo.

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e colunista do Dom Total, Dom Walmor de Oliveira Azevedo, ressalta o exemplo que Dom Helder Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife e patrono da Escola Superior Dom Helder Câmara, deu em vida. Trata-se, segundo Dom Walmor, de uma grande referência para a Igreja Católica, uma vez que lutou, com coragem, contra as injustiças e pelos mais pobres.  “Seu exemplo ensina que todo cristão deve se comprometer com o exercício da cidadania, buscando sempre o bem comum”, ressalta o arcebispo, em entrevista exclusiva ao Dom Total. 

A visita do papa ao Brasil, em função da Jornada Mundial da Juventude, reacende a esperança de milhares de admiradores, que esperam que a beatificação de Dom Helder Câmara seja tratada durante a passagem de Francisco pelo país. Segundo o arcebispo Fernando Saburido, da Arquidiocese de Olinda e Recife, o processo ainda não foi aberto oficialmente. Mas ele confirmou que já existe uma movimentação, por parte de um grupo de presbíteros, com o objetivo de entregar ao pontífice um abaixo-assinado solicitando o aval do Vaticano para que se iniciem os estudos sobre o assunto. 

Sobre a beatificação de Dom Helder, Dom Walmor de Oliveira Azevedo afirma que não foi informado sobre o processo, mas lembra da contribuição que o religioso deu e continua dando para a propagação da fé cristã. “Era uma figura notável, exemplo para todos que desejam edificar um mundo de mais justiça e fraternidade”, afirma. 

João XXIII e João Paulo II

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte também ressalta a canonização dos papas João XXIII e João Paulo II, notícia que, segundo ele, “enche de júbilo o coração da Igreja, dos devotos e de todos aqueles que reconhecem estes admiráveis homens como instrumentos de Deus”. 

“O bem aventurado Joao XXIII - bom, simples e sábio - abriu com o Concilio Vaticano II um novo e grande horizonte, contemporâneo, cumprindo sua missão evangelizadora com destemor e profecia. O bem aventurado João Paulo II - jovial, apaixonado por Cristo, consagrado a Maria Mãe de Deus - preparou e localizou a Igreja nos limiares deste terceiro milênio. Ambos, por seus gestos proféticos, escritos, pregações e vidas íntegras, são referências na escola dos santos”, afirma. 

Segundo Dom Walmor, os dois novos santos irão ajudar, ainda mais, a propagar os ensinamentos de Deus, “convidando-nos ao bem, à luta pela justiça e à santidade de vida”.


SAIBA MAIS SOBRE DOM HELDER CÂMARA









domtotal.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário