14/07/2013

Pré-Jornada em Salvador reúne milhares de jovens do Magis


Conferências sobre temas da juventude, experiências de inserção social, imersão na realidade brasileira, orações, apresentações artísticas de vários países, visitas a centros históricos, atividades culturais, e celebrações litúrgicas fazem parte da programação dos jovens que participam do MAGIS 2013, encontro promovido pela Companhia de Jesus, que realiza-se de 12 a 22 de julho em 40 cidades brasileiras, entre elas Salvador. O objetivo do MAGIS é reunir os jovens envolvidos com a Companhia de Jesus no mundo inteiro em preparação para a 13ª Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.

O MAGIS é o mais importante encontro da juventude inaciana (de Santo Inácio de Loyola) no mundo. Devem participar dois mil jovens, de 18 a 30 anos, vindos de 50 países (53 delegações), como Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Etiópia, Ilha Maurício, Jamaica, Kenya, Líbano, Síria, Letônia e Lituânia, Singapura, Tanzânia, United Kingdom e Zâmbia.“Os jovens passarão por uma vivência inesquecível: espiritual, cultural e social”, afirma o padre Geraldo Lacerdine, coordenador nacional de comunicação do evento.

Salvador foi escolhida para sediar o encontro do MAGIS por sua diversidade cultural, e pela relevância que a cidade representa para os Jesuítas, Em 1549, os jesuítas desembarcaram pela primeira vez na América na Povoação do Pereira. Meses depois, o Padre Manoel da Nóbrega e o governador Tomé de Souza, deram início à construção de Salvador. Este é o motivo porque a capital baiana foi escolhida pra sediar a pré-jornada. Desde sexta-feira 12, até este domingo, os jovens ficarão alojados no Colégio Antonio Vieira (da Rede Jesuíta de Educação). O Padre Adolfo Nicolàs, Geral da Companhia de Jesus, está em Salvador acompanhando o encontro.

Divididos em grupos de 100, os jovens participam de intensa programação: Show das Nações, quando cada delegação mostrará sua cultura, com apresentações de dança, música ou teatro; e um tour pela cidade, refazendo a rota dos jesuítas, com passagem pelo Pelourinho e igrejas centenárias.

De 15 a 21 de julho, cada grupo de 30 jovens irá para uma região diferente do país, desde capitais, como São Paulo, Belo Horizonte, Manaus e Fortaleza até as cidades mais remotas, como Baturité e Vazantes/CE; Laranja da Terra e Iconha/ES: Xerém/RJ e Betânia/PE. Além disso, haverá peregrinação e atividades ecológicas.

No dia 22 de julho, todos se reunirão no Rio de Janeiro, no Colégio Santo Inácio (jesuíta), onde haverá uma partilha das experiências vividas com o povo brasileiro, missa, festa junina e rodas de samba. Depois, no dia 23, os jovens seguem para a JMJ. “Estamos preparando uma experiência transformadora para a vida desses 2000 jovens textos, poemas, orações, reflexões que ajudarão a viver momentos de discernimento, aprendizagem e crescimento”, diz Lacerdine.

Magis é um termo em latim que foi muito utilizado por Santo Inácio e que significa o mais, o maior, o melhor, em que todos têm um imenso potencial e podem avançar na vida. O encontro foi criado em 1997, em Paris/França, 11 anos após a primeira JMJ. De lá para cá, sempre acompanhando as jornadas,o MAGIS já foi realizado nas cidades sedes da JMJ, em Roma/Itália (2000), em Toronto/Canadá (2002), na Colônia/Alemanha (2005), em Sydney/Austrália (2008) e por último, em 2011, em Madrid/Espanha, quando três mil jovens, de 50 países, participaram de mais de 100 atividades.

(Ascom do Colégio Antônio Vieira)


Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2013/07/14/pr%C3%A9-jornada_em_salvador_re%C3%BAne_milhares_de_jovens_do_magis/bra-710376
do site da Rádio Vaticano 

Nenhum comentário :

Postar um comentário