15/07/2013

Bispo pede ação pastoral ligada aos «problemas reais» das pessoas

O bispo de Santarém sublinhou este domingo a necessidade dos sacerdotes privilegiarem uma ação pastoral ligada aos “problemas reais” das pessoas, evitando o mero exercício “de um culto formal”.
Na homilia da missa de ordenação de dois novos presbíteros para a diocese, enviada hoje à Agência ECCLESIA, D. Manuel Pelino salientou que “a transcendência do culto não pode fazer esquecer da transcendência da pessoa concreta”.
Recorrendo à parábola do bom samaritano, o prelado referiu que tal como “o sacerdote e o levita seguiram em frente” e não pararam para assistir o samaritano que “estava derrubado no chão”, é possível que “ministros religiosos” fechados “no seu estatuto, nos seus programas”, não consigam hoje “ver e sentir os problemas dos que sofrem à sua volta”.
De acordo com aquele responsável católico, os sacerdotes são chamados a “sair das comodidades” das suas casas, “da segurança dos templos e dos cartórios” e a viajarem “até às periferias ao encontro dos pobres e abandonados que esperam o evangelho do amor e da esperança”.
Num dia em que as comunidades católicas de Santarém receberam dois novos pastores, os padres Miguel Ferreira e o padre André Marques, ambos naturais da diocese, D. Manuel Pelino destacou também a importância dos sacerdotes cuidarem da fé das pessoas e despertarem-lhes a atenção para “os sinais da presença de Deus”.
Só uma atitude de “proximidade e solidariedade para com as pessoas, tornará Deus mais próximo, a Sua Palavra, os Seus sinais mais acessíveis” a toda a humanidade, apontou o bispo.
JCP

Agência Ecclesia

Nenhum comentário :

Postar um comentário