15/07/2013

JMJ 2013: Voluntariado e espírito de serviço

Lúcia Morgado, professora de Educação Moral e Religiosa Católica, decidiu ter a experiência de ser voluntária e de servir os outros no Brasil depois de ter participado em duas Jornadas Mundiais da Juventude como peregrina.
Pela caminhada que tem realizado, a docente de Viseu revela à ECCLESIA que “tudo na vida tem um tempo”, por isso, participar na próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, “só fazia sentido se fosse numa forma de serviço”.
Após a presença como peregrina nas JMJ de Paris, França, em 1997, e em Roma, Itália, no ano 2000, na edição deste ano o objetivo é estar para os outros: “De facto é o maior impulso que tenho para dizer que vou”.
“Estou lá pelo serviço, para o serviço e no essencial é para isso que eu vou”, acrescenta, em declarações que podem ser ouvidas hoje a partir das 22h45, na Antena 1.
Lúcia Morgado, gostaria de estar com o Papa Francisco ou participar em momentos específicos deste encontro mundial de jovens mas recorda que “quem está como voluntário tem de estar desprendido”, porque o objetivo é o sucesso da JMJ e que tudo corra bem.
“Em tudo amar e servir”, de Santo Inácio de Loiola, é a frase que, atualmente, acompanha a voluntária portuguesa, desde as situações mais simples até à de maior dimensão, como “nesta missão”.
A nível espiritual, tem existido um acompanhamento e preparação constante, seja pelas formações e revistas, “com alguns textos”, disponibilizadas pela organização “para que cada um faça a sua reflexão” individual ou em conjunto, seja com encontros entre os voluntários portugueses.
“Pegamos na mensagem que o Papa emérito escreveu para as JMJ e trabalhámos bastante, incutimos o perceber bem esse texto que de facto é muito rico e é muito bom”, precisa.
Para Lúcia Morgado o trabalho do voluntário é dar segurança às pessoas, “conforto dentro do possível”, e ser a “voz” que vai tranquilizar os peregrinos nos momentos de aperto.
“Acho que vou ficar surpreendida”, é desta forma que revela as expectativas para a Jornada Mundial da Juventude que decorre de 23 a 28 de julho.
A superação destas expectativas começou ainda em Portugal, quando contactou a pessoa que a está a acolher durante os primeiros dias, antes de ir para o alojamento das jornadas.
“Ela foi de uma abertura espetacular, extremamente acolhedora, disse que me ia buscar ao aeroporto, porque vou sozinha, e depois iria comigo conhecer a cidade e isso é revelador daquilo que os brasileiros são”, revela.
Segundo a organização do evento, a JMJ Rio 2013 conta com 60 mil voluntários, sendo 45 mil residentes no Rio de Janeiro, 7,5 mil de outras cidades e 7,5 mil estrangeiros, na sua maior parte jovens e adultos entre 18 e 35 anos.
LS/CB/OC

Agência Ecclesia

Nenhum comentário :

Postar um comentário