15/07/2013

Tempestades ameaçam deslocados no Haiti


A Organização Internacional para Migrações (OIM), em conjunto com outras organizações não governamentais, estão a ajudar as autoridades haitianas nos trabalhos de prevenção para a época de furacões e tempestades que podem fustigar o país já esta semana. O objetivo é monitorizar e fazer chegar a informação aos acampamentos onde centenas de milhares de haitianos ainda vivem em abrigos improvisados por causa do terramoto de 2010. 

Nos acampamentos de maior risco foram criadas comissões de vigilância. Nos restantes, os deslocados receberam publicações com dicas para se protegerem dos furacões, procederem a evacuações ou enfrentarem os perigos com as tempestades, informou o chefe da OIM, Gregoire Goodstein, citado pela rádio ONU. 

O Haiti é um dos países mais propensos a danos durante a estação de furacões, em parte devido ao elevado índice de desmatamento que deixou a ilha caribenha sob risco extremo de cheias e deslizamentos. Segundo as previsões, este ano podem ocorrer perto de duas dezenas de tempestades naquela região, sete delas com força de furacão.


Fátima Missionária

Nenhum comentário :

Postar um comentário