18/07/2013

Simplicidade de Francisco inspira os jovens, afirma Dom Walmor


Dom Walmor: 'importância da fé em períodos de turbulência'
Por Alexandre Vaz
Repórter Dom Total


Em tempos de exacerbação das relações de consumo e do crescimento do individualismo, aspectos cada vez mais predominantes na sociedade contemporânea, nada é tão efetivo quanto apostar na simplicidade e na força dos ensinamentos de Jesus para inspirar a fé nos corações dos mais jovens. Esse é o exemplo que o papa Francisco vem dando ao mundo, desde que chegou ao Vaticano, e que, seguramente, marcará sua passagem pelo Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude.

Em entrevista exclusiva ao Dom Total, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e colunista do Dom Total, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, ressalta a grande contribuição que o novo papa vem dando para trazer de volta à Igreja os jovens que se encontravam distantes. 

Segundo Dom Walmor, as palavras e gestos inspiradores de Francisco ajudam a resgatar a “alegria de crer” junto aos fiéis. “Especialmente os mais novos, que precisam redescobrir a importância da fé como caminho para reverter os graves problemas da atualidade, como a violência e a dependência química”, ressalta. 

Pregar a palavra de Deus em tempos de rápidas mudanças é um dos maiores desafios da Igreja Católica. Nesse sentido, o arcebispo destaca a importância da nova Evangelização, proposta por Francisco, como caminho para resgatar a fé católica na sociedade.  


Nova Evangelização

“A nova Evangelização significa, justamente, assumir a tarefa de transmitir a fé neste período de turbulências. Exige um agir que se opõe a muitas coisas, como à ideia de que o consumo é o grande caminho para a felicidade à perigosa perda de referências. Evangelizar na contemporaneidade é resgatar e renovar valores na história da humanidade . Para isso, a Igreja deve ser cada vez mais participativa, marcando culturas e redirecionando vidas”, destaca. 

Segundo Dom Walmor, tanto a Jornada Mundial da Juventude quanto a Semana Missionária de Belo Horizonte e o Congresso Mundial de Universidades Católicas serão grandes marcos para a reafirmação e renovação da força da fé. “São momentos singulares que permitirão a cada um de nós seguir com mais entusiasmo os ensinamentos do Mestre Jesus”. 

A Jornada Mundial da Juventude acontece entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. Mais informações, no site oficial do evento.
Redação Dom Total

Nenhum comentário :

Postar um comentário