15/07/2013

Superior dos Jesuítas, Pe. Adolfo Nicolás, celebra missa em Salvador nesta segunda-feira

Salvador (RV) - O Superior Geral da Companhia de Jesus, Pe. Adolfo Nicolás, celebra uma Missa de ação de graças nesta segunda-feira, às 18 horas, na Catedral Basílica de Salvador. Padre Nicolás embarcou para o Brasil na quinta-feira, 11, para participar da abertura oficial do Magis 2013, realizada na sexta-feira, 12, no Colégio Antônio Vieira, em Salvador. No sábado, Padre Adolfo Nicolás, celebrou uma missa no mesmo local, na presença de cerca de 200 jesuítas do Brasil.

As atividades do Magis realizadas em Salvador tiveram a participação de dois mil jovens ligados à Companhia de Jesus, provenientes de cinqüenta países. O encontro insere-se no âmbito da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Ontem, domingo, Padre Nicolás presidiu a celebração da missa de envio dos peregrinos no mesmo local da abertura.

Amanhã, terça-feira, o Superior da Companhia de Jesus realiza uma visita às províncias jesuítas do Nordeste para diversos encontros. No dia 20 de julho, Padre Nicolás retorna para Roma.

Os jovens, por sua vez, partirão nesta segunda-feira, de Salvador, divididos em grupos, com destino a 40 cidades de diferentes Estados, desde capitais até as mais remotas, como Baturité e Vazantes (CE), Laranja de Terra e Iconha (ES); Xerém(RJ) e Betânia (PE). No dia 22 todos se reúnem no Rio de Janeiro e no dia 23 seguem para o encontro internacional da JMJ.

Nestes 17 dias de MAGIS, os jovens tem a possibilidade de viver uma intensa programação, participando de atividades que envolvem experiências sociais, culturais, ecológicas e socioambientais. Entre os locais que visitarão estão a favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, o Pelourinho, em Salvador, e a cooperativa de catadores de lixo e ONGs de moradores de rua, em São Paulo.

MAGIS é um dos maiores encontros pré-jornada em duração e mobilização de jovens e uma das maiores delegações que participam da JMJ. MAGIS é o termo em latim muito usado por Santo Inácio e que significa o mais, o maior, o melhor, em que todos têm um imenso potencial e podem avançar na vida. O encontro foi criado em 1997, em Paris/França, 11 anos após a primeira JMJ. De lá para cá, sempre acompanhando as jornadas, o MAGIS já foi realizado nas cidades sede da JMJ, em Roma/Itália (2000), em Toronto/Canadá (2002), na Colônia/Alemanha (2005), em Sydney/Austrália (2008) e por último, em 2011, em Madrid/Espanha, quando três mil jovens, de 50 países, participaram de mais de 100 atividades. (JE)

Rádio Vaticano 

Nenhum comentário :

Postar um comentário