09/08/2013

Agrotóxicos causam morte de abelhas nos EUA

Adital
Foto:Divulgação/Divulgación
Estudos apontam que agrotóxicos são responsáveis por dizimar a população de abelhas nos EUA. Um estudo identificou algumas das prováveis causas da morte das abelhas. Os resultados são assustadores e mostram que evitar o que já estão chamando de ‘Armagedom das abelhas’ será muito mais difícil do que se pensava anteriormente.

Cientistas da Universidade de Maryland e do Departamento de Agricultura dos EUA identificaram um caldeirão de pesticidas e fungicidas contaminando o pólen recolhido pelas abelhas para alimentarem suas colmeias. As substâncias suspeitas incluem agrotóxicos, parasitas transmissores de doenças e má nutrição.
Embora os cientistas sejam cautelosos ao salientar que as conclusões não vinculam diretamente os pesticidas à companhia Desordem do Colapso das Colônias (DCC), que dizimou cerca de 10 milhões de colmeias, no valor de US$ 2 bilhões, nos últimos seis anos. O pólen foi contaminado, em média, por nove pesticidas e fungicidas diferentes, contudo os cientistas já descobriram 21 agrotóxicos em uma única amostra. Sendo oito deles associados ao maior risco de infecção por parasitas.
O estudo descobriu outra complicação nos esforços para salvar as abelhas: as abelhas norte-americanas, que são descendentes de abelhas europeias, não trazem para casa o pólen das culturas nativas norte-americanas, mas coletam de ervas daninhas e flores silvestres próximas. O pólen dessas plantas, no entanto, também estava contaminado com pesticidas, mesmo não sendo alvo de pulverização.

Nenhum comentário :

Postar um comentário