Na 11ª edição da Caminhada com Maria, que acontece na próxima quinta (15), a Arquidiocese de Fortaleza espera levar dois milhões de fiéis ao evento. Eles vão percorrer um trajeto de 12,5 km, saindo do bairro Nova Assunção até a Catedral Metropolitana. O tema deste ano é "Maria no Caminho da Fé", e o lema "Feliz aquela que acreditou". Órgãos municipais e estaduais atuarão em esquemas de segurança e trânsito.
A Caminhada, que ocorre desde 2003, já está no calendário do Turismo Religioso do Ministério do Turismo, lembra a Arquidiocese de Fortaleza FOTO: KIKO SILVA
O trajeto tem início no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, na Av. Dom Aloísio Lorscheider, no bairro Nova Assunção, às 14h, e termina na Catedral de Fortaleza, na Avenida Alberto Nepomuceno, Centro.
Serão dois pontos de concentração. O primeiro fica localizado na Av. Dom Aloísio Lorscheider, e o segundo será na ponte sobre o Rio Ceará, desse local os fiéis vão começar a caminha somente às 16h.
Dessa forma, o percurso começa na Av. Dom Aloísio Lorscheider, segue pela Rua Benu Marcondes, depois chega à R. Mozart Pinheiro Lucena, passa pela R. Desembargador Hermes Parahyba, segue na R. Coronel Carvalho, ainda prossegue até a Av. Radialista José Lima Verde, trafega pela R. Estevão de Campos, caminha por toda a Av. Castello Branco (Leste-Oeste), até a Av. Fortaleza e chega ao fim na Av. Alberto Nepomuceno.
Segundo o gerente de Operações da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), Disraelli Brasil, essa é a maior operação feita pelo órgão durante todo o ano e, por isso, terá início às 7h. Durante todo o dia, 140 agentes estarão trabalhando com o auxílio de 60 motocicletas e 50 viaturas.
Acesso
Os dois sentidos da Av. Castello Branco (Leste-Oeste) serão isolados, e os batedores e viaturas vão realizando desvios ao longo do caminho, de acordo com o avanço da caminhada. "Recomendamos que os motoristas evitem trafegar pela Leste-Oeste, nos dois sentidos, a partir das 14 horas", disse Brasil.
O gerente de Operações da AMC ressaltou que os pontos mais críticos são localizados nas Av. Robert Kennedy, Rua Jacinto Matos e Av Pasteur. "Os desvios para quem passa por esses locais será pela Rua Estevão de Campos ou pelo Vila do Mar".
Quando os fiéis chegarem na Catedral Metropolitana, os agentes farão o isolamento das ruas mais próximas até a total dispersão do público.
Além disso, conforme o Major Jansen Braga, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) enviará ao evento 193 agentes de segurança. Desses, 160 serão da Polícia Militar, 18 da Polícia Civil, dez dos Bombeiros e cinco do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). "As delegacias do Pirambu e Centro da Cidade estarão reforçadas para receber a demanda do evento. Assim como a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) terá um grupo trabalhando em conjunto com os órgãos que estarão no local", explicou Braga.
O gestor acrescentou que o policiamento será focado na área do entorno da caminhada e em cada cruzamento haverá policiais, além de viaturas.
A Empresa de Transportes Urbanos de Fortaleza (Etufor) reforçará a frota com 70 ônibus, de 6h até a meia-noite. Esses coletivos estarão distribuídos entre os terminais de integração da capital: Praça da Estação e também Praça Coração de Jesus.
Desafio
Para o coordenador da Caminhada com Maria, Afonso Ibiapina, o evento será um grande desafio para a Arquidiocese, devido a sua grandiosidade. "No ano passado, recebemos 1,7 milhão de pessoas e, neste ano, montamos uma estrutura para receber dois milhões", ressaltou o organizador.
Ibiapina ainda lembrou que a cada ano o número de participantes na caminhada aumenta 20%. Por isso, o evento já faz parte do calendário de Turismo Religioso do Ministério do Turismo. A primeira Caminhada com Maria ocorreu em 2003, em comemoração aos 150 anos da Diocese do Ceará. Amparada pela a Lei nº 8795, de 28 de novembro de 2003, passou a integrar o Calendário Oficial do Município de Fortaleza como feriado municipal, dia de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Capital.
THIAGO ROCHAREPÓRTER
Diário do Nordeste
Nenhum comentário :
Postar um comentário