O uso de animais para produção de comida causa sofrimento e morte desnecessários (Foto: Divulgação) |
"Eat Like You Care" desfaz facilmente todas as nossas dúvidas de que o sofrimento e a morte de bilhões e bilhões de animais podem ser, de alguma forma, necessários.
O livro Eat Like You Care, de Gary L. Francione e Anna Charlton, foi lançado recentemente na versão eletrônica e já está sendo traduzido para o português devido a sua contribuição inestimável que certamente fará com que mais e mais pessoas compreendam a importância de ser vegano.
A sua abordagem clara nos conecta com a convicção, que já possuimos, de que é errado causar sofrimento e morte desnecessários aos animais. Para que essa convicção se concretize, precisaríamos parar de consumir animais e seus produtos, porque o uso de animais para produção de comida causa sofrimento terrível e morte aos animais sem necessidade.
Os conceitos expostos no livro são tão incisivos e verdadeiros que nós não queremos comer menos carne, apenas consumir produtos de origem animal às vezes ou consumir ovos de aves livres de gaiola. De fato, nós chegamos ao ponto de entender finalmente as nossas obrigações morais para com os animais e a relevância de não prejudicá-los mais.
O livro também soluciona muitas indagações relacionadas às questões nutricionais, que são comuns no processo de transição ao veganismo, como por exemplo, de onde as proteínas, o cálcio, a B12 são provenientes na dieta vegana. Uma preocupação frequente é com a falta de cálcio no organismo se não ingerirmos leite e derivados. A boa notícia é que alimentos vegetais, como feijão, brócolis, quiabo, couve, figo, entre outros são ótimas fontes de cálcio.
Outro ponto interessante são os dados do desastre ecológico que a criação de animais promove. Somente para se ter uma ideia da gravidade do assunto, é preciso 13 kg de grãos e 30 kg de forragem para produzir 1 kg de carne bovina e 5.9 kg de grãos para produzir 1 kg de carne de porco. No que diz respeito à água, um estudo fornece dados alarmantes ao comprovar que a produção de um quilo de carne bovina requer 15.415 litros de água, 5.988 litros para carne de porco e 4.325 litros para carne de frango. Por outro lado, 1 kg de maçãs requer 822 litros de água, bananas 790 litros, repolho 237 litros, tomates 214 litros e batatas 287 litros. A maioria das estimativas varia entre 1000 e 2000 galões de água para produzir um galão de leite.
Eat Like You Care é um livro para ser lido por todos, pois, progressivamente, vai desfazendo facilmente todas as nossas dúvidas de que o sofrimento e a morte de bilhões e bilhões de animais podem ser, de alguma forma, necessários.
Vera Regina Cristofani é jornalista, editora do site veganospelaabolicao.org e coordenadora do Grupo de Estudos da Teoria de Direitos Animais Abolicionista de Gary Francione (GEFRAN).
Nenhum comentário :
Postar um comentário