19/09/2013

Limoeiro do Norte prepara profissionais do Samu

samu_Limoeiro do Norte. Cerca de 100 profissionais da área da saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de motoristas de ambulância, participaram de um treinamento realizado neste município para qualificá-los a atuarem junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Este município sediará a base regional do serviço, que atenderá todo o Vale do Jaguaribe. No total, serão 22 ambulâncias que estarão disponíveis ao atendimento da população.
O Samu atenderá todo o Baixo e Médio Jaguaribe. Limoeiro do Norte será a base, onde haverá a troca de turno dos profissionais, recepção de medicamentos e todos os serviços de apoio. Há cerca de três meses o prédio para o funcionamento do ponto de apoio para as 22 ambulâncias já foi alugado pela prefeitura do município e esta localizado em um local estratégico, na Avenida Dom Aureliano Matos.
O local conta com uma infraestrutura adequada para receber os equipamentos móveis. Segundo o Prefeito da cidade , a estimativa é que até meados de novembro deste ano a população possa contar com mais esse serviço.
O curso esta acontecendo em vários municípios e é aberto para os profissionais da saúde. Além de Limoeiro do Norte, a cidade de Russas também receberá a capacitação.  As aulas práticas e teóricas, totalizando 16 horas, visam o direcionamento sobre o papel e atuação do Samu, para que o aluno possa estar fazendo um treinamento e uma preparação mais direcionada.
A sede regional no município de Limoeiro do Norte integrará o Polo I, que abrange Caucaia até a região Jaguaribana.  Além desta cidade, que será a sede regional, os municípios de Tabuleiro do Norte, Alto Santo, Jaguaribe, Ererê e Russas, receberão ambulâncias básicas do serviço.
O município de Limoeiro do Norte aguarda agora o lançamento do edital para seleção dos profissionais que atuarão na região. Com o novo serviço, a população ficará melhor atendida no que se refere à prestação de socorro de urgência, pela saúde pública do município.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário