20/09/2013

Milhares de crianças com direito a cheques-dentista

Milhares de crianças que estudam na escola pública devem receber este ano letivo cheques-dentista, que abrangem pela primeira vez alunos com 16 anos, segundo a Ordem dos Médicos Dentistas. O bastonário Orlando Monteiro da Silva disse à agência Lusa que deverão ser concedidos 320 mil cheques para um universo estimado de 250 mil crianças com sete, 10, 13 e 16 anos de idade.


A Ordem espera que os cheques-dentista sejam distribuídos durante o primeiro período, uma vez que estes têm geralmente a validade do ano letivo e é importante que os encarregados de educação acedam a eles o mais cedo possível para procederem às marcações nos médicos ou clínicas que aderem ao programa. Ao todo são cerca de três mil os médicos dentistas e estomatologistas disponíveis numa rede que é nacional, com total liberdade de escolha pelos encarregados de educação.


As crianças não abrangidas pelos cheques poderão usufruir do programa de saúde oral, caso os médicos de família as referenciem para tratamento. Este ano, o programa de saúde oral conta com 16,5 milhões de euros, o mesmo orçamento que teve no último ano, abarcando, além das crianças, os idosos inscritos no complemento solidário, as grávidas seguidas no Serviço Nacional de Saúde e os portadores de VIH/sida.

Fátima Missionária

Nenhum comentário :

Postar um comentário