Dom Jaime Vieira da Rocha, arcebispo de Natal, participou do recente encontro em Brasília em que a Comissão, da qual é membro, decidiu organizar o I Congresso da Amazônia Legal, que ficou marcado de 28 a 31 de outubro, em Manaus.
Nesta entrevista, ele afirma que com o evento, a CNBB assume de modo mais solidário e concreto os desafios da Igreja na Amazônia e de seu povo, “uma população que vive à mercê de sua própria sorte, exposta à ganância e ao agronegócio”.
“Existe o risco de que a Amazônia seja revertida a serviço do lucro e da exploração econômica, deixando a dimensão humana e social em segundo plano”, denuncia Dom Jaime.
Já em 2007, durante a V Conferência do Episcopado Latino-americano e do Caribe, em Aparecida, o então Papa Bento XVI reiterou a importância da Igreja brasileira defender a Amazônia. O arcebispo de Natal lembra também a recomendação do Papa Francisco para a questão da formação do clero autóctone e a uma maior atenção à responsabilidade da Igreja do Brasil em relação à Amazônia. Ouça clicando acima.
(CM)
Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2013/09/13/o_papa_chama,_a_igreja_no_brasil_responde._ou%C3%A7a/bra-725180
do site da Rádio Vaticano
Nenhum comentário :
Postar um comentário