13/09/2013

Síria: fala o Presidente Assad

O Presidente da Síria, Bashar al Assad, afirmou nesta quinta-feira, dia 12, que as forças opositoras a seu regime possuem armas químicas e pediu que os Estados Unidos parassem de fornecer este tipo de armamento aos rebeldes. Assad ainda disse, em entrevista a uma emissora de televisão russa, que a oposição busca "provocar o ataque norte-americano contra a Síria". 

Ele também afirmou que seu governo enviará os documentos necessários às Nações Unidas para que seja assinado um acordo de controle das armas químicas e para que Damasco peça adesão à Convenção sobre não-proliferação de Armas Químicas.

O presidente sírio explicou que Damasco primeiramente aderirá à convenção e, cerca de um mês mais tarde, divulgará informações sobre seu arsenal à comunidade internacional. Assad defendeu, no entanto, que o aniquilamento do arsenal químico em seu país não deve ser unilateral.

O chefe de Estado sírio também afirmou que aceita submeter seu arsenal químico a controles internacionais, mas que a decisão não foi tomada devido às ameaças de intervenção militar dos Estados Unidos. A proposta da Rússia sobre colocar o arsenal sírio sob controle internacional foi apresentada nessa semana, em meio a discussões sobre uma intervenção militar na Síria, onde há suspeitas do uso de armas químicas nos confrontos entre rebeldes e forças de Assad.

Assad ainda levantou a possibilidade de que os rebeldes ataquem Israel com armas químicas apenas por "provocação". (SP-ANSA)





do site da Rádio Vaticano 

Nenhum comentário :

Postar um comentário