17/09/2013

ONU alerta para surto de gripe aviária


Apesar dos avanços feitos na última década na detecção e prevenção da gripe aviária, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) lançou um novo alerta, para os perigos do vírus H7N9 e H5N1, que continuam a representar uma séria ameaça para a saúde humana e animal, sobretudo, com o aproximar da temporada das gripes. 

«O vírus da gripe aviária continua a circular nas aves de capoeira. As medidas de controlo devem ser mantidas e reforçadas não só nos países ameaçados, mas também nos países vizinhos e territórios com os quais mantêm fortes laços comerciais, especialmente no caso do H7N9 que não provoca sinais clínicos nos animais e é, portanto, muito difícil de detetar nas aves de capoeira», afirmou o diretor do Departamento de Veterinária da FAO, Juan Lubroth. 

«A vigilância é fundamental e estamos a fazer progressos», sublinhou Lubroth, adiantando que além ajudar os países a identificar o vírus, é preciso garantir «que as autoridades conseguem localizar os seus pontos de origem para melhor compreender como se está a disseminar, de forma a serem desenvolvidas medidas efetivas para o seu combate». 

A organização da ONU destinou 1,5 milhões de euros em fundos de emergência, aos quais se juntaram mais 3,7 milhões de euros da Agência dos Estados Unidos da América para o Desenvolvimento Internacional (USAID), para implementar a resposta ao H7N9. Este apoio tem permitido ajudar os países ameaçados a aumentar consideravelmente a sua capacidade de monitorização.


Fátima Missionária

Nenhum comentário :

Postar um comentário