21/09/2013

Papa aceita renúncia de cardeal português

O Papa Francisco aceitou hoje a renúncia do cardeal português D. Manuel Monteiro de Castro, de 75 anos, ao cargo de penitenciário-mor, a presidência de um dos três tribunais da Cúria Romana, que ocupava desde janeiro de 2012.
Em declarações à Agência ECCLESIA, o cardeal português explica que apresentou a sua renúncia ao Papa Francisco no dia 23 de março, quando cumpriu os 75 anos, de acordo com as determinações do Direito Canónico, e que  vai continuar em Roma “por mais quatro anos”, dado ter outras funções na Cúria Romana.
D. Manuel Monteiro de Castro é membro da Congregação para os Bispos, da Congregação para as Causas dos Santos e do Conselho Pontifício da Pastoral para os Imigrantes e itinerantes.
“Continuarei em Roma, até à idade de 80 anos, se o Senhor me der saúde, como membro do Colégio Cardinalício com direito a voto”, acrescenta.
O responsável disse também ter falado com o Papa sobre os 18 meses que passou à frente da Penitenciaria Apostólico, referindo que estes foram “apreciados”.
O cardeal confessa, por outro lado, que agora poderá estar mais vezes em Portugal e revela a intenção de “fazer o melhor” pela sua terra natal, Santa Eufémia de Prazins, Guimarães.
 D. Manuel Monteiro de Castro estava na Cúria Romana desde julho de 2009, quando assumiu o cargo de secretário da Congregação para os Bispos, e foi criado cardeal por Bento XVI em fevereiro de 2012, tendo participado no Conclave do último mês de março, no qual foi eleito Francisco.
O terceiro cardeal português foi ordenado padre em 1961 e bispo em 1985; teve uma longa experiência diplomática ao serviço da Santa Sé, que o fez passar pelo Panamá, Guatemala, Vietname, Austrália, México, Bélgica, Trindade e Tobago, África do Sul e Espanha, onde permaneceu entre 2000 e 2009; foi também observador permanente do Vaticano na Organização Mundial do Turismo.
A Penitenciaria Apostólica tem como competência as matérias que concernem “ao foro interno [nomeadamente as ligadas à confissão] e às indulgências”.
O novo penitenciário-mor é o cardeal Mauro Piacenza, italiano, de 69 anos, que desde 2010 exercia o cargo de prefeito da Congregação para o Clero.
A liderança desta Congregação foi confiada pelo Papa Francisco ao arcebispo Beniamino Stella, italiano, de 72 anos, que presidia à Academia Eclesiástica, instituição onde são formados os futuros núncios (embaixadores) da Santa Sé.
OC

Agência Ecclesia

Nenhum comentário :

Postar um comentário