21/09/2013

Papa vai à Sardenha

O Papa Francisco vai visitar este domingo a idade italiana de Cagliari, na ilha da Sardenha, naquela que é a sua segunda viagem no país, após a viagem até Lampedusa, no dia 8 de julho.
De acordo com o programa divulgado pelo Vaticano, Francisco vai partir de avião do aeroporto Ciampino, em Roma, pelas 07h30 (menos uma hora em Lisboa) e a chegada à capital da ilha da Sardenha está prevista para as 08h45.
Em Cagliari o Papa vai começar por encontrar-se com um grupo de trabalhadores, no Largo Carlo Felice, onde fará também o seu primeiro discurso.
Às 09h45, o Papa vai dirigir-se ao Santuário da “Madonna di Bonaria” (de Nossa Senhora dos Bons Ares, em tradução livre para português) e saudar os doentes dentro da Basílica.
A ‘Madonna di Bonaria’ venerada pelos navegadores de Cagliari (Itália) e de Cádis (Espanha), está ligada à colonização da Argentina e à fundação da capital do país, Buenos Aires, terra natal do atual Papa.
A imagem é venerada na Sardenha desde o século XIV e o último Papa a visitar o Santuário de Bonária foi Bento XVI, em setembro de 2008.
O programa da manhã termina no mesmo local, às 10h30, com a celebração da eucaristia juntamente com todo o povo e as autoridades locais.
A seguir a um almoço com os bispos da Sardenha, no Seminário Pontifício Regional de Cagliari, Francisco vai estar com um grupos de pobres e de presos na catedral local.
Na sua conta da rede social Twitter, o Papa deixou este sábado uma mensagem sobre a necessidade de estar ao lado dos pobres: “A verdadeira caridade exige um pouco de coragem: vençamos o medo de sujarmos as mãos para ajudar os necessitados”.
Os últimos dois pontos em agenda estão relacionados com “o mundo da cultura” e com os jovens.
Às 16h00 o Papa estará na Ala Magna da Faculdade Pontifícia de Teologia da Sardenha em Cagliari, onde irá pronunciar o seu segundo discurso.
Uma hora mais tarde, vai voltar ao Largo Carlo Felice para assistir com os jovens ao final da iniciativa “Lança a tua rede”, e dirigir também uma mensagem os mais novos.
A visita pastoral de Francisco à Sardenha foi anunciada no dia 15 de maio, durante a habitual audiência pública das quartas-feiras, no Vaticano.
Na altura, o Papa argentino destacou a grande ligação entre Cagliari e a sua terra natal, a cidade de Buenos Aires, onde trabalhou como arcebispo antes de ser eleito sucessor de Bento XVI.
JCP/OC

Agência Ecclesia

Nenhum comentário :

Postar um comentário