28/09/2013

Projeto Salve Rainhas recebe Rosemary e Eliana Pittman

Rosemary faz show neste sábdo na Funarte MG.

Mulher formosa. Cantora notável. São essas algumas das definições mencionadas por Aurélio Buarque de Holanda para a palavra “Diva”. Partindo desse princípio, podemos dizer que as cantoras Rosemary e Eliana Pittman são exemplares dessa especial categoria. Egressas dos anos 1960, foi na década de 1970 que ambas solidificaram suas carreiras, gravando discos e realizando shows de padrão internacional em grandes teatros e casas noturnas mundo a fora.

Rosemary, acompanhada do violonista Zé Carlos, e Eliana Pittman, ao lado do pianista Eduardo Viana, estarão no projeto Salve Rainhas do próximo final de semana, respectivamente sábado (28) e domingo (29), às 19h, na Funarte MG. Será mais uma oportunidade para o público conhecer a trajetória e ouvir casos e sucessos de outras duas importantes cantoras da música brasileira.  Como de praxe, conduzindo os bate-papos, estará a jornalista Malluh Praxedes. 


Os ingressos serão vendidos a partir das 18 horas na bilheteria da Funarte MG. Os preços, super populares, variam de R$ 5,00 (inteira) a R$ 2,50 (meia). 

Rosemary

Considerada uma das divas da chamada “música jovem” nos anos 1960, Rosemary trilhou séria carreira na música brasileira e, já a partir da década de 1970, estrelou uma série de elogiados musicais, entre eles Rose Rose Rosemary, cujo repertório mesclava Caetano Veloso, Cole Porter e Armando Manzanero. Para o Salve Rainhas, o curador e diretor do projeto Pedrinho Alves Madeira selecionou um feixe de cançõe que reunirá grandes temas de alguns do históricos shows da cantora. Entre eles, uma versão em inglês/português para a canção Travessia (Milton Nascimento), música esta que Rosemary cantou em um evento beneficente na Casa Branca, para o então presidente Jimmy Carter.  

Eliana Pittman

 “A exuberante Eliana Pittman herdou o sobrenome do clarinetista e saxofonista Booker Pittman, seu padrasto, com quem formou uma dupla de sucesso nos anos 60, frente a um repertório de MPB, bossa nova e jazz. A partir de 1967, partiu para a carreira solo, que se solidificou nos anos 70 quando foi a grande estrela na RCA Victor, gravando um expressivo repertório de sambas e carimbós da melhor qualidade”.  (Rodrigo Faour, jornalista e crítico musical)

A atriz e cantora Eliana Pittman, que traz em sua bagagem turnês internacionais e discos de ouro, preparou para o projeto Salve Rainhas um abrangente repertório que pontua sua vitoriosa trajetória artística. Eclética e ousada, Pittman mesclará ritmos e tendências musicais, passando por clássicos da canção americana, sambas e carimbós.  

Sobre o projeto Salve Rainhas

Idealizado pelo gestor cultural Pedrinho Alves Madeira, o projeto Salve Rainhas tem formato de um descontraído talk show. Em cada apresentação, a cantora convidada, ao lado de um ou dois músicos, falará de sua trajetória artística, além de cantar algumas canções que marcaram sua carreira. Pelo palco da Funarte MG, já passaram nesta edição nomes como Maria Creuza, Claudette Soares, Leny Andrade, Wanda Sá, Quarteto em Cy, Doris Monteiro, Amelinha, Maria Alcina e Claudya. O projeto Salve Rainhas foi contemplado com o Edital de Ocupação do Galpão 01 da Funarte MG/2013.

Nenhum comentário :

Postar um comentário