30/09/2013

Seis catadores cearenses concorrem à premiação nacional


Seis catadores de lixo do Ceará, sendo três de Fortaleza e três de Limoeiro do Norte, foram indicados a concorrer ao 6º Prêmio Betinho Atitude Cidadã

Catadores cearenses responderam por quase 10% do total de indicados em todo o País Foto: Waleska Santiago

Eles foram avaliados levando em conta a atuação na atividade de reciclagem.O candidato não pode ter vinculação política. No total, 66 catadores de 19 estados foram pré-selecionados. 

No fim do processo, 23 catadores receberão a comenda, que não envolve premiação em dinheiro. A escolha dos agraciados será feita, abertamente, pela web através do site do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep). Na página, o internauta ainda encontra um perfil de cada candidato.

Os candidatos cearenses são: Francinete Cabral Lima, Francinilda Flor Januário e Maria Iracy Teixeira, concorrendo por Fortaleza; e Francisco Hosterno Fernandes, Maria Rubens Saldanha Bezerra e Raimunda Alves de Arruda Bezerra, representando o município de Limoeiro do Norte.

"O eixo de atuação do COEP, no biênio 2013-2014, é o apoio aos catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis. A proposta do Prêmio é dar visibilidade a estes trabalhadores e fortalecer as conquistas obtidas nos últimos anos, inclusive com a correta implementação daPolítica Nacional de Resíduos Sólidos", explica a coordenadora do Prêmio, Amélia Medeiros.

Ainda segundo os organizadores ,"a indicação dos concorrentes é feita por integrantes da Rede Coep e entidades parceiras. Embora proponha uma votação, o maior objetivo é incentivar o votante a conhecer, valorizar e divulgar o trabalho de cada candidato. Além de lutarem por sua sobrevivência, estas pessoas procuram se organizar em cooperativas e associações". 

O Prêmio Betinho Atitude Cidadã foi criado em 2008 para homenagear o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, um dos fundadores do Coep, rede nacional de mobilização social. Criada em 1993, a rede reúne, atualmente, mais de 1.100 organizações e 35,8 mil mobilizadores.


Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário