Renata Sorrah encena texto do francês Joel Pommerat no Teatro Bradesco
'Esta criança': situações constrangedoras, engraçadas, tristes.
Por Jozane Faleiro
São 10 cenas curtas para apresentar um tema único, ao mesmo tempo fragmentado em diferentes aspectos de abordagem: a relação entre pais e filhos. Constrangedoras, engraçadas, tristes, estranhas, as situações de morte, nascimento, adoção, abandono, agressão, desabafo, ilustram pontos cruciais e eternos na vida dos personagens sem nome, reconhecidos apenas pelas relações de parentesco que se tornam aparentes no desenvolvimento dos diálogos. Estas são as questões abordadas por 22 personagens, sem protagonismos, distribuídos entre os atores Renata Sorrah, Giovana Soar, Ranieri Gonzalez e Edson Rocha, no espetáculo “Esta Criança”, montagem que recebeu cinco indicações ao prêmio Shell 2012 e que chega hoje ao Teatro Bradesco
Ao escrever sobre “Esta Criança” para o projeto de captação de recursos para montagem, a jornalista e escritora Bia Corrêa do Lago observa que “Em cada cena, mães, pais e filhos vivem seus dramas em torno desta fonte milenar de felicidade e infelicidade: a família. As ações se passam com a desconfortável naturalidade dos acontecimentos cotidianos”. Renata Sorrah destaca o caráter universal do texto: “Reconheço aquelas mães, aqueles pais, as relações são tão reconhecíveis! Esta Criança aponta problemas que as pessoas não resolvem porque se preocupam com outras coisas, porque não enxergam que estes mesmos problemas são a própria vida”.
Renata, 40 anos de carreira
A estreia do autor francês Joël Pommerat, no Brasil é uma iniciativa da atriz Renata Sorrah e da Cia Brasileira de Teatro, duas fortes presenças no teatro nacional. Em mais de 40 anos de carreira, impactantes atuações em espetáculos, no cinema e na televisão fizeram de Renata, indiscutivelmente, um dos grandes nomes do teatro brasileiro. Ao lado dela, neste projeto, está a premiada Cia Brasileira de Teatro, fundada há 12 anos, em Curitiba, pelo ator, dramaturgo e diretor Marcio Abreu, considerada pela crítica especializada como uma das mais consistentes do país, responsável por montagens marcantes para a história recente da dramaturgia e da encenação teatral brasileiras.
Marcio Abreu teve seus dias de mineiro, ao dirigir uma das principais referências daa artes cênicas – O Grupo Galpão, em “Pequenos Milagres”. Em Belo Horizonte, conheceu uma das referências na lapidação de vozes para o teatro, Babaya, que cuidou da preparação vocal do elenco de “Esta Criança”.
Curiosamente, Renata e a CBT têm em comum, entre outras investigações artísticas, a descoberta de dramaturgos contemporâneos, inéditos no Brasil, a exemplos do alemão Botho Strauss (Grande e Pequeno, 1985) e do norueguês Jon Fosse (Um dia, no verão, 2007), trazidos em espetáculos produzidos por Renata Sorrah – que também atuou nas antológicas montagens do alemão Rainer Werner Fassbinder (Afinal... Uma Mulher de Negócios, 1977, e As Lagrimas Amargas de Petra Von Kant, 1982) – e do francês Jean-Luc Lagarce (Apenas o fim do mundo) e do siberiano Ivan Viripaev (Oxigênio), espetáculos dirigidos por Marcio, na Companhia.
Há dois anos, Renata e Marcio Abreu buscam sintonizar-se em um projeto que os levaria juntos, pela primeira vez, ao palco – não necessariamente procuravam um autor, mas definir, sim, uma ideia. Depois de vários encontros e leituras, descobrem-se em uma feliz coincidência, Joël Pommerat, ao qual, ironicamente, já haviam sido apresentados anos antes, e Esta Criança (Cet Enfant) dá a largada para este encontro inédito. Escrita sob encomenda, em 2003, para o Instituto de Previdência Familiar da França (CAF), o texto tem sua primeira montagem realizada em Paris, em 2006, e no ano seguinte estreia em Moscou, nas duas ocasiões sob direção do autor.
Prêmio de Melhor Texto Teatral em língua francesa, Esta Criança estreia no Brasil em 31 de outubro de 2012, no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, com direção de Marcio Abreu, assistência de direção de Nadja Naira e, além de Renata, os atores Giovana Soar, Ranieri Gonzalez e Edson Rocha.
SERVIÇO
“Esta Criança”, com Renata Sorrah, Giovana Soar, Ranieri Gonzalez e Edson Rocha
Duração: 90 minutos
Classificação: 14 anos
Dias: 4 a 6 de outubro (sexta a domingo)
Horário: sexta e sábado, às 21h; domingo, às 19h
Local: Teatro Bradesco
Endereço: Rua da Bahia 2244, Lourdes - Belo Horizonte
Ingressos: Setores I e II - R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia entrada)
Informações: (31) 3516-1027
Nenhum comentário :
Postar um comentário