14/10/2013

Garota de Ipanema: Música brasileira mais conhecida no exterior foi lançada em 1962

Vinicius de Moraes compôs versos para melodia de Tom Jobim.

Do G1, em São Paulo
  •  
Calendário Vinicius de Moraes - dia 14 (Foto: Arte/G1)
É praticamente impossível saber quantas versões existem ou quantos artistas já a gravaram ou, ao menos, cantaram em algum show. Mas, sem dúvida alguma, não existe música brasileira mais conhecida mundo afora do que “Garota de Ipanema”. Afinal, diz a lenda, só “Yesterday”, dos Beatles, seria mais tocada do que ela.

Tudo começou quando Tom Jobim pediu ao amigo Vinicius de Moraes que fizesse a letra para uma música que ele havia composto. O poeta então se inspirou em Helô Pinheiro, uma moça de 18 anos que os dois sempre encontravam comprando cigarros para os pais ou simplesmente passando em frente ao Bar Veloso (que mais tarde foi rebatizado com o nome da música), na antiga Rua Montenegro (hoje Rua Vinicius de Moraes), em Ipanema, onde passavam horas bebendo uísque.

E assim, em 2 de agosto de 1962, os dois amigos e parceiros, acompanhados por João Gilberto, pelo baterista Milton Banana e pelo contrabaixista Otávio Bailly, apresentaram pela primeira vez “Garota de Ipanema” em um show chamado “Encontro”, no Au Bon Gourmet. Em tom de brincadeira, Tom, Vinicius e João introduziram a música cantarolando o seguinte diálogo:

João Gilberto – “Tom e se você fizesse agora uma canção? Que possa nos dizer, contar o que é o amor...”
Tom Jobim – “Olha, Joãozinho... eu não saberia sem o Vinicius para fazer a poesia...”
Vinicius de Moraes – “Para essa canção se realizar, quem dera o João para cantar...”
João Gilberto – “Ah, mas quem sou eu? Eu sou mais vocês. Melhor se nós cantássemos os três!”

A partir daí, a história da música brasileira nunca mais seria a mesma. A canção que ajudou a bossa nova a se tornar um sucesso mundial ganhou uma versão em inglês, premiada com um Grammy, e foi incluída no repertório de artistas consagrados, começando por Frank Sinatra, que telefonou para Jobim e o convidou para gravar um dueto. Mais de 50 anos depois, a “Garota de Ipanema” continua circulando em vários idiomas, sendo usada em trilhas de filmes, séries de TV e desenhos animados e se mantendo no posto de mais famosa embaixatriz brasileira pelo mundo.

(Ao longo desta semana, o G1 publica uma série de reportagens em homenagem aos 100 anos deVinicius de Moraes)
Garota de Ipanema - clássicas (Foto: Arte/G1)
Astrud Gilberto em cena de 'Get yourself a college girl' (Foto: Reprodução/Youtube)Astrud Gilberto em cena de 'Get yourself a college
girl' (Foto: Reprodução/Youtube)
Astrud Gilberto e Stan Getz – Durante uma sessão em um estúdio em Nova York, ainda em 1963, Tom Jobim e João Gilberto, acompanhados pelo saxofonista de jazz Stan Getz, tiveram a ideia de gravar uma versão em inglês da música. Apesar de não ser uma cantora profissional na época, a então mulher de João, Astrud, era fluente no idioma e gravou os vocais, que foram considerados perfeitos pelos músicos. A versão, que ganhou um Grammy, se tornou a mais conhecida mundialmente e Astrud chegou a aparecer cantando a música no filme “Get yourself a college girl”, de 1964. Assista ao trecho.  
Pery Ribeiro – Embora já a tocassem desde agosto de 1962, Tom Jobim e Vinicius de Moraes não foram os primeiros a gravar “Garota de Ipanema”. O primeiro cantor a registrar a música em estúdio foi Pery Ribeiro, em janeiro de 1963, como uma das faixas de seu segundo disco, “Pery é todo bossa”. Ouça aqui.
Frank Sinatra e Tom Jobim – Depois do Grammy, a música se tornou um sucesso ainda maior e ganhou versões de intérpretes consagrados. Uma das mais célebres foi o dueto, em inglês e português, que se tornou a faixa de abertura de “Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim”, álbum que a dupla lançou em 1967 e foi indicado ao Grammy, na categoria disco do ano, em 1968. “The girl from Ipanema” se tornou tão importante na carreira de Sinatra que continuou no repertório do cantor pelo resto de sua vida, sendo incluída em praticamente todas as suas coletâneas e edições especiais. Assista.
Tom Jobim e Vinicius de Moraes – Em 1978, após o estrondoso sucesso de uma temporada no Rio de Janeiro, a dupla levou à Europa o show que fazia ao lado de Toquinho e Miúcha. Em um vídeo dessa turnê, gravado na Itália, ao final da música Vinicius fala em italiano sobre sua musa inspiradora. “Ela tinha 18 anos, a garota de Ipanema, tão bela, tão simpática. Lembra, Tom? Quando passava na frente do bar, tomávamos um aperitivo. Todos os copos já estavam vazios. Nós a acompanhávamos até o mar...”, recorda. Assista.
Ella Fitzgerald – Outra artista consagrada a se apaixonar pela música foi a cantora de jazz, que brincou com o título e transformou a garota em garoto. Um show em São Paulo em 1971, no qual foi acompanhada pelo pianista Tommy Flanagan, foi uma das ocasiões em que Ella cantou “The boy from Ipanema”. Assista.
Garota de Ipanema - Pop (Foto: Arte/G1)
Capa do disco póstumo de Amy Winehouse, 'Lioness: Hidden treasures' (Foto: Divulgação)Capa do disco póstumo de Amy Winehouse,
'Lioness: Hidden treasures' (Foto: Divulgação)
Amy Winehouse – A versão da cantora inglesa pode ser encontrada em “Lioness: hidden treasures”, uma coletânea póstuma de covers, músicas inéditas e demos lançada em dezembro de 2011. Ouça.
Madonna – A cantora não chegou a gravar uma versão de “The girl from Ipanema”, mas cantou a música quando fez um show no Rio de Janeiro, em 1993. Ouça.
Los Hermanos – A banda carioca criou um novo arranjo e lançou uma versão em que Rodrigo Amarante e Marcelo Camelo faziam um dueto, com o primeiro cantando em francês e o segundo em português. Ouça.
Pizzicato Five – Em 1997, a banda japonesa lançou uma versão em estilo lounge para a música, que foi incluída em uma coletânea do gênero chamada “Lounge-a-palooza”. Ouça.
Garota de Ipanema - inusitadas (Foto: Arte/G1)
Mike Tyson no 'Caldeirão do Huck' (Foto:
Divulgação/TV Globo)
Mike Tyson no 'Caldeirão do Huck' (Foto: Divulgação/TV Globo)
Mike Tyson – Em novembro de 2011, Luciano Huck gravou uma série de matérias em Las Vegas, incluindo uma visita à casa de Mike Tyson e uma entrevista com o ex-pugilista. Durante a conversa, o apresentador desafiou Tyson a cantar em seu programa, e o resultado foi ao ar no dia 26 de novembro daquele ano: com desenvoltura, o ex-campeão dos peso-pesados cantou “Garota de Ipanema”, acompanhado por ninguém menos do que o pianista Daniel Jobim, neto de Tom Jobim.Assista.
Kings of Convenience – No dia 19 de março de 2006, o duo norueguês fez um show na cidade de Bandung, na Indonésia, e decidiu fazer uma homenagem à música brasileira, influência assumida em sua carreira. O que surpreendeu as cerca de 750 pessoas que estavam no local, no entanto, é que Eirik Glambek Bøe cantou “Garota de Ipanema” em português – e com um sotaque elogiável.Assista
Sepultura – Outro a surpreender foi Derrick Green, vocalista do Sepultura. Não pelo idioma, já que o norte-americano cantou em inglês, mas pelo belo e afinado vozeirão, mostrando um estilo bem diferente do que o consagrou. A banda tocou “Garota de Ipanema” durante sua apresentação no Grammy Latino de 2008, e a emendou com uma composição própria, “We've lost you”. Assista
Rick Moranis – “Garota de Ipanema” também rendeu algumas bizarrices. Uma delas foi “Ipanema rap”, lançada em 1989 pelo ator, famoso por filmes como “Querida, encolhi as crianças” e “Os caça-fantasmas”. A versão, na verdade, é uma paródia ao rap comercial da época, e o vídeo satiriza também a cantora Madonna, com o próprio Moranis vestido como ela. Assista.
Kompressor – Ainda na linha “homenagem duvidosa”, existe uma versão gravada pelo artista alemão Andreas K, que adota o pseudônimo Kompressor e, em seu site, lista como instrumentos “sintetizador, esmagamento, medo, morte”. A música faz parte de “Crush television”, disco lançado por ele em 2002 e que inclui ainda faixas com títulos sugestivos como “You get salmonella”, “Vitamins are good” e “Vogel und reptlian”. Ouça.
Garota de Ipanema - outros idiomas (Foto: Arte/G1)
Laila Kinnunen (Foto: Reprodução/Youtube)Laila Kinnunen (Foto: Reprodução/Youtube)
Finlandês – Laila Kinnunen era uma das cantoras mais populares na Finlândia justamente na época em que a música se tornou um sucesso mundial, e por isso ninguém melhor do que ela para gravar “Ipaneman tyttö”, que pode ser encontrada na coletânea “La Laila”. Ouça.

Francês – O cantor e compositor Eddy Marnay, autor de centenas de músicas e parceiro de artistas como Edith Piaf e Charlie Chaplin, criou versões em francês para dois grandes sucessos de Tom Jobim, “Desafinado”, que virou “Faits pour s’aimer” e “Garota de Ipanema”, transformada em “La fille d’Ipanema”. Entre as pessoas que gravaram sua versão está a cantora Jacqueline François. Ouça.
Italiano – Mina Mazzini começou a fazer sucesso na Itália no final da década de 50 e se tornou a única artista daquele país a ter um disco no topo das paradas a cada uma das cinco décadas a partir dos anos 60. Embora tenha incluído diversos ritmos e estilos em sua carreira, ela sempre foi fã declarada de música brasileira e chegou, inclusive, a gravar músicas em português e um dueto com Chico Buarque. Um vídeo com apresentações dela na TV italiana reúne trechos das músicas “La ragazza di Ipanema”, “Corcovado”, “The shadow of your smile” e “Cè più samba”. Assista.
Espanhol/inglês – Existem diversas versões em espanhol e/ou inglês de “Garota de Ipanema”, mas o detalhe curioso em relação à cubana Maria Esteli Gradiz Rodriguez é que ela usou esses idiomas para cantar em uma audição do programa “The Voice” na Polônia, onde vive. Vocalista da banda Havana Dreams, de José Torres, ela impressionou bastante os jurados – embora seja um pouco complicado entender o que eles disseram a ela, é fácil perceber a empolgação de todos eles. Assista.
Esperanto – Em 2002, Flavio Fonseca e Alejandro Cossavella lançaram o CD “Brazila Kolekto – Tom Jobim”, no qual incluíram versões em esperanto de dez músicas do compositor. “Knabino el Ipanema” é a faixa de encerramento do álbum. Ouça.
Garota de Ipanema - TV e cinema (Foto: Arte/G1)
Amy Farrah Fowler (Mayim Bialik) em cena de 'The big bang theory' (Foto: Divulgação)Amy Farrah Fowler (Mayim Bialik) em cena de 'The
big bang theory' (Foto: Divulgação)
“The big bang theory” – Amy Farrah Fowler (Mayim Bialik) aparece feliz da vida tocando a música em sua harpa no segundo episódio da quinta temporada, até ser interrompida pelo namorado, Sheldon Cooper (Jim Parsons). Ela mais tarde ainda tenta mostrar seus dotes musicais, perguntando “você gostaria de me ouvir tocando um clássico da Bossa Nova de cor?”, mas ele recusa a oferta, deixando a moça visivelmente contrariada. Assista.
“Os Simpsons” – Homer Simpson não canta, mas faz uma dancinha e parece bem contente ao ouvir uma versão instrumental da música tocando quando está a bordo de um submarino, durante o décimo episódio da nona temporada.Assista
“Scrubs” – No episódio “My friend with money”, o quinto da sexta temporada da série, o Dr. Cox (John C. McGinley) e o zelador do hospital (interpretado por Glenn Matthews), disputam a posse de uma luxuosa “sala secreta”. E, a certa altura, Cox, acompanhado pelo Dr. Turk (Donald Faison), se certificam de que a tal sala realmente existe ao ouvirem uma música tocando do outro lado de uma parede. A câmera então revela que o zelador não apenas está dentro dela, mas também dança alegremente ao som da música. Assista.
“Os irmãos cara de pau” – Enquanto um enorme cerco envolvendo carros, helicópteros e policiais a pé fortemente armados é preparado ao redor do prédio onde estão Jake Blues (John Belushi) e Elwood Blues (Dan Aykroyd), os dois usam o elevador na maior tranquilidade. Para aumentar o contraste entre a tensão na rua e a calma da dupla, o som ambiente no tal elevador toca uma versão instrumental de “Garota de Ipanema” (bem perceptível por volta do 2:43 no vídeo).Assista.

Nenhum comentário :

Postar um comentário