12/10/2013

Nossa Senhora Aparecida: exemplo de simplicidade

Bispo-auxiliar da Arquidiocese de BH fala da força e da atualidade da mensagem da padroeira.

Papa Francisco beija a imagem de Nossa Senhora Aparecida, durante visita ao Brasil em julho.
Por Alexandre Vaz
Repórter Dom Total
Neste sábado (12), milhões de fieis de todo o país celebram o Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ocasião em que muitos aproveitam para renovar a fé em Deus e agradecer as bênçãos concedidas pela Mãe de Jesus, ao longo do ano. Para o bispo-auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Luiz Gonzaga Fechio, também é momento de se relembrar e refletir sobre a força e a atualidade da mensagem da padroeira do Brasil.

“Quando pensamos Nossa Senhora Aparecida, lembramo-nos das circunstâncias simples e humildes pelas quais ela surgiu aos pescadores, no século XVIII. Tudo nela remete à simplicidade e é essa mensagem que os cristãos devem levar consigo, ao tentar trilhar seu caminho na Terra”, lembra.

Tais ensinamentos encontram força nas palavras e gestos do papa Francisco, que defende a valorização dos valores humanos e da solidariedade, com contraposição aos valores do consumismo e do individualismo.

Segundo Dom Luiz Gonzaga Fechio, as palavras do papa ganham ressonância, por meio de Nossa Senhora Aparecida, em função de seu compromisso com os mais pobres. “Maria não é apenas aquela que Deus escolheu para dar a luz a seu Filho. É também aquela que se comprometeu com uma causa. Nesse sentido, ela também nos lembra de que todos nós temos uma missão a cumprir em vida”, ressalta.

História

Em 1717, a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi encontrada pelos pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Depois de muitas tentativas sem sucesso de encontrar peixes, os pescadores puxaram em sua rede uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em seguida, eles lançaram novamente a rede, encontrando assim a cabeça da estátua. A partir daí, os peixes começaram a aparecer em abundância.

Depois do episódio, a imagem passou a ser cultuada na casa da família de Felipe Pedroso. A fama em torno da santa e suas bênçãos se espalhou rapidamente pela região, transformando-a em símbolo da fé e da devoção das pessoas humildes da então colônia portuguesa. 

Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Principal em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI. A imagem original encontra-se na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida, São Paulo.

Leia também:

Nossa Senhora Aparecida é celebrada pelo Brasil

Brasileiros no exterior celebram Nossa Senhora Aparecida
Redação Dom Total

Nenhum comentário :

Postar um comentário