04/10/2013

SÃO FRANCISCO DE ASSIS: Fiéis festejam dia de padroeiro


O dia de um dos santos mais admirados pelos católicos e que mais possui devotos no mundo inteiro é comemorado hoje. São Francisco de Assis ficou conhecido por suas boas obras e é reverenciado como o pai dos pobres e protetor dos animais. Hoje (4), fiéis de Fortaleza se reúnem para celebrar a data festiva com o pensamento no resgate da fé, da esperança e da paz. As igrejas da capital cearense terão programações especiais para marcar o dia do santo.

No Santuário Sagrado Coração de Jesus, as festividades se encerram hoje. Haverá missas às 7h, 9h, 10h30, 16h e18h, prosseguindo com a procissão Foto: Alex COsta

O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, localizado no Centro da Cidade, e toda a Comunidade Franciscana Capuchinha homenageiam o seu padroeiro. O tema escolhido para a ocasião é "Senhor, que queres que eu faça? Eis-me aqui!". As festividades começaram no último dia 24 de setembro e se encerram hoje. A programação acontece durante todo o dia. Haverá missas às 7h, 9h, 10h30, 16h e 18h, prosseguindo com a procissão.

Outra paróquia que terá programação especial para o dia do santo é a do Canindezinho, que começa suas atividades às 7h, com a Missa Santa e o Batismo. Às 18h30, haverá procissão e, em seguida, mais uma Missa Santa, às 19h30. Com o tema geral "São Francisco e a Juventude", a igreja comemora a 95º festa em homenagem ao padroeiro.

"São Francisco é um santo que muito se assemelha com os pobres, por isso o povo se identifica, principalmente o nordestino. Ele passa uma lição de fé e compromisso com os irmãos", explica o administrador paroquial, padre Emílio José Castelo, enfatizando que os fiéis simpatizam com o padroeiro por suas atitudes e escolha de vida.

Para o religioso, a importância de celebrar o dia de São Francisco de Assis está no resgate da fé, da esperança, da raiz cultural de um povo. Segundo padre Emílio, "essa grande festa que ocorre em todo o mundo traz para os cristãos a força daquele homem, gerando vida e esperança".

Nascido em 4 de outubro de 1182, São Francisco é um dos santos mais cultuados do Nordeste, porém sua história percorre o mundo inteiro. Passo a passo, a trajetória do homem que dedicou a vida aos pobres foi se disseminando.

Mesmo tendo nascido em uma família rica, aos 24 anos resolveu abdicar de bens materiais, ambições, orgulho, e até a roupa que usava. Pregava a humildade, pobreza e castidade.

Abnegação

O homem que abriu mão de toda a riqueza da família e resolveu viver com quem não tinha bens é contada até hoje. Relata-se que Francisco de Assis virou religioso após ver a imagem de Cristo dentro de uma igreja.

A vida do santo foi marcada por uma incansável pregação, a fim de levar às pessoas a mensagem evangélica de "paz e bem". Francisco faleceu aos 44 anos, na tarde do dia 3 de outubro de 1226, sendo canonizado dois anos depois de sua morte.

Além de ser o "santo dos pobres", ficou conhecido, também, como o protetor dos animais, os quais chamava de "irmãos", e defensor da natureza. 


Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário