12/10/2013

Universitários ocupam o campus do Pirajá na Urca

Juazeiro do Norte. Cerca de 50 alunos dos cursos de Artes Visuais e de Teatro estão acampados desde a noite da última quarta-feira, no campus do Pirajá, da Universidade Regional do Cariri (Urca), neste município.

São cerca de 50 alunos dos cursos de Artes Visuais e de Teatro, que estão acampados na Urca desde a noite da última quarta-feira

Os manifestantes cobram o retorno imediato das aulas que foram paralisadas no início da semana, após decisão adotada pelos professores de ambos os cursos em deliberação extraordinária do Conselho de Artes da universidade.

Pelo protesto, os manifestantes alegam descumprimento e falta de interesse, por parte da direção da unidade de ensino superior, no acatamento às reivindicações apresentadas pelos docentes em documento encaminhado à reitora da universidade, Otonite Cortez.

No documento, os docentes explicitam que a paralisação teria sido motivada pela transferência de uma professora do Departamento de Teatro para o Departamento de Educação. Isso teria ocorrido à revelia do seu departamento e o conteúdo de uma carta direcionada aos alunos do Centro de Artes, onde são feitas citações à exonerações de dois professores que, supostamente, teriam sido motivadas por denúncia de assédio moral.

O memorando também solicita averiguação do amparo legal em torno das transferências de professores de departamento para outro no decorrer do período de estágio probatório; garantia da vaga do setor de estudos elementos visuais do espetáculo para o Departamento de Teatro; nomeação imediata dos professores aprovados em concurso público para o Departamento de Artes Visuais e abertura de vagas para professores efetivos dos cursos de Teatro e Artes Visuais.

Preocupados com a situação no campus, os alunos pleiteiam que providências sejam adotadas com o intuito de que sejam solucionados possíveis prejuízos ocasionados pela paralisação das aulas. "Há estudantes que encerram seus cursos agora no final do ano. Com esta paralisação ninguém sabe ao certo quando e como e o semestre será encerrado",avalia a presidente do Centro Acadêmico (CA) do curso de Artes Visuais, Ana Cláudia de Souza.

Angústia

A angustia da aluna é dividida pelo colega Luca Severo, que preside o CA do curso de Teatro do Centro de Artes. "A única reivindicação que está sendo feita pelos alunos mobilizados é que haja a retomada imediata das aulas na perspectiva de não contabilizarmos prejuízos", ressalta.

O Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri abriga cerca de 200 alunos, divididos entre os cursos de Teatro e Artes Visuais. Deste total, 12 alunos do curso de Artes concluem graduação no final do ano, enquanto que no curso de Teatro o número de alunos formados no final de 2013 é de cinco alunos.

Por telefone, a reitora da Urca, Otonite Cortez, procurou não polemizar a manifestação dos estudantes, bem como a paralisação das atividades pelos professores. Ela informou que a reitoria encaminhou documento aos professores que decidiram paralisar as atividades, solicitando que as aulas fossem retomadas imediatamente.

No documento, segundo ela, a reitoria não autorizou a transferência de nenhum professor. Conforme a reitora, até a próxima segunda-feira, uma reunião deverá ser realizada para que os pontos divergentes entre reitoria e professorado possam ser solucionados. 

Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário