26/11/2013

Português José Pacheco, criador da Escola da Ponte, participa de encontro em Fortaleza

Na manhã desta terça-feira (26), o educador português José Pacheco, idealizador e ex-diretor da inovadora Escola da Ponte, considerado modelo ideal de escola pública, fará palestra no V Encontro de Acompanhamento e Formação do Programa pela Educação Integral, aberto ontem (25), no Hotel Blue Tree, na Praia de Iracema, em Fortaleza. O evento segue até amanhã (27), reunindo representantes dos sete projetos apoiados no Ceará e Pernambuco pelo Fundo Juntos pela Educação, iniciativa de responsabilidade social dos Institutos Arcor Brasil e C&A. Além da presença do educador, outro destaque do evento será o lançamento, no dia 27, da Rede Nordeste pela Educação Integral.

Os participantes do encontro, cujas inscrições se esgotaram, vão ter a oportunidade de ouvir o José Pacheco falar sobre a Escola Básica da Ponte, mais conhecida como Escola da Ponte. Criada na década de 1970, em S. Tomé de Negrelos, no Distrito do Porto, em Portugal, faz parte da rede pública de ensino, mas nada tem de convencional. A experiência educacional é considerada revolucionária e inspiradora para outras escolas públicas pelo mundo.

Pautada em valores como solidariedade, autonomia e responsabilidade, a Escola da Ponte não é estruturada em séries ou aulas por disciplina. Os alunos são incentivados a trabalhar em equipe, em torno de temas de seu interesse. A escola não é considerada a partir do espaço físico, mas como espaço social, em que a democracia, a participação são práticas permanentes, um exercício constante.

“Na Escola da Ponte, como em outros lugares, será indispensável alterar a organização das escolas, interrogar práticas educativas dominantes. É urgente interferir humanamente no íntimo das comunidades humanas, questionar convicções e, fraternalmente, incomodar os acomodados”, expressou José Pacheco no livro  “Escola da Ponte: Formação e transformação”, sobre como era a escola, antes das mudanças processadas de modo coletivo.

No Brasil, algumas escolas se inspiraram nessa instituição portuguesa. Uma das experiências mais famosas é em Cotia, São Paulo, na Escola Projeto Âncora. O projeto pedagógico conta com a colaboração de José Pacheco. Sem classes em série, os alunos têm contato com várias atividades, como música, informática, esportes, circo, artes e culinária, no que seria o equivalente à educação e infantil e ao ensino fundamental (1º ao 5º ano).

EDUCAÇÃO INTEGRAL

Na programação do Encontro, os participantes também vão poder conhecer na tarde desta terça-feira resultados do Programa pela Educação Integral, que apoia sete projetos em Pernambuco e no Ceará. Cada projeto envolve uma rede composta por escolas públicas, organizações sociais e outros serviços públicos. O objetivo é promover o desenvolvimento integral através de oportunidades educativas que abordem todas as dimensões de crianças, adolescentes e jovens dessas comunidades.

No Ceará, os projetos apoiados pelo Fundo são: Ecomuseu de Maranguape, em Maranguape; Nossas Histórias, em Fortaleza; Hora do Jogo e Caldeirão das Artes, ambos em Horizonte. Em Pernambuco, são apoiados os projetos Solidariedarte, em Igarassu; Brincando com os Sons, em Olinda; e Construindo saberes e direitos através da Educação Integral, em Recife.

Com a Rede Nordeste, todas essas redes locais terão oportunidade de continuar suas ações, agora potencializadas, pela interação com outras redes, de outras comunidades.
No encontro, também será promovida uma feira de projetos, com exposição visual de muitas ações desenvolvidas.

Na quarta-feira, último dia do V Encontro, será realizado um seminário sobre Redes de Aprendizagem e terá a coordenação do professor Fernando Baptista. À tarde, acontece a oficina de co-criação e lançamento da Rede Nordeste  pela Educação Integral.

Com informações da assessoria de imprensa do evento. Contato: RP1 Comunicações – Instituto C&A – (fone: 11 5501 4655) / Fundo Juntos pela Educação – www.juntospelaeducacao.com.br

Fotos: Divulgação

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